quarta-feira, 16 de dezembro de 2015

Sem acreditar em Pezão, servidores da UENF fazem nova paralisação




Assim como na última quarta-feira (09), servidores técnicos e docentes da Universidade Estadual do Norte Fluminense (Uenf) voltam a “cruzar os braços” nesta quarta-feira em uma paralisação de 24 horas. A Associação dos Docentes da Uenf (Aduenf) informou novamente, através de blog, que continua decretado o estado de greve. O funcionalismo estadual continua sem acreditar que o governador, Luiz Fernando Pezão, vai efetuar o pagamento da segunda parcela do 13º salário nesta quinta e se vai garantir o pagamento do mês de dezembro sem parcelamento.

Os alunos da instituição também vão protestar fechando todas as entradas da Uenf, das 6h às 20h, devido ao atraso do pagamento das bolsas de estudo. Segundo uma das representantes do Diretório Central de Estudantes (DCE), Livia Sam-sin, a luta é contra os cortes nas universidades estaduais. "Precisamos cobrar um projeto de estado que assegure um orçamento justo, garantindo assim a autonomia das universidades para que não passem por uma sessão de tortura a cada ano", disse Livia.

Reitoria acredita em diálogo

Em nota, a Reitoria da Uenf esclareceu que, através de amplo diálogo junto à Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Sect), foi possível regularizar o pagamento de todas as bolsas oferecidas aos estudantes, além de manter as atividades essenciais dentro do campus da Uenf, como vigilância, limpeza, obras, entre outras.

A Reitoria ratificou que, por estar sensível às reivindicações dos servidores da Uenf e pela recomposição do orçamento para 2016, enviou à Alerj 17 propostas de emendas a fim de que sejam incluídas no orçamento de 2016 pelas Comissões de Ciência e Tecnologia; Orçamento; e Educação. Dentre as propostas são: recomposição salarial para servidores técnicos, reajuste do auxílio creche, reajuste do auxílio alimentação, implantação do auxílio saúde, dentre outras.

Dificuldades - Em recente entrevista na Rádio Diário FM, o novo reitor da Uenf, Luiz Passoni, acompanhado da nova vice-reitora, Tereza Peixoto, falou que estará assumindo a instituição com muitas dificuldades.  A nova reitoria toma posse no próximo dia 18, mas o mandato só começa no dia primeiro de janeiro de 2016. O Diário.




Nenhum comentário:

Postar um comentário