domingo, 22 de novembro de 2015

Barreira Fiscal em Itaperuna contará com scanners.

Os cinco postos fixos de fiscalização da Operação Barreira Fiscal do Rio ganharão scanners, em forma de portal, para aumentar a eficácia da repressão à circulação ilegal de cargas nas estradas fluminenses, inclusive de drogas e de armamento utilizado por criminosos. A licitação do projeto deverá ser realizada em seis meses.

"Está previsto um investimento de R$ 600 milhões, que serão obtidos por meio de uma parceria público-privada", antecipa o governador Luiz Fernando Pezão.



       Objetivo do Governo do Rio é reduzir, ao máximo, a sonegação do ICMS
        Foto: Divulgação / GERJ                                  


Os equipamentos serão instalados nos postos localizados em Nhangapí (Via Dutra, em Itatiaia), Timbó (RJ -186, no Trevo de ITAPERUNA), Levy Gasparian (BR - 040), Mato Verde (BR - 101 Norte) e Angra dos Reis (BR -101 Sul).

"Todo o trabalho será feito em parceria com a Secretaria de Segurança Pública. Recentemente, desbaratamos uma grande quadrilha de combustível pirata. Quase cem carretas foram apreendidas. Essas refinarias ilegais geram um prejuízo bilionário para os cofres do estado", complementa Pezão.

O objetivo do Governo do Rio é reduzir, ao máximo, a sonegação do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) no estado, que hoje é estimada em bilhões.

"Além de ajudarem a combater a sonegação de impostos, os scanners também servirão para coibir a chegada de armas e drogas ao estado. Os aparelhos poderão identificar a quantidade e o tipo de produto que está sendo transportado. Essas informações serão confrontadas com as especificadas nas notas fiscais das cargas", detalha o secretário de Fazenda, Julio Bueno.

Milhagem premiada - A criação de um programa de milhagem para notas fiscais é outra estratégia do Governo do Rio contra a sonegação.

"Estamos trabalhando num projeto muito atraente. Ao fazer uma compra, o consumidor informa seu CPF e ganha pontos, que podem ser trocados por prêmios, que vão de entradas para o Theatro Municipal à redução do IPVA, de créditos no Bilhete Único a ingressos para o Maracanã", explica Bueno.

O programa será lançado do primeiro semestre do ano que vem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário