quarta-feira, 12 de outubro de 2016

Mulheres assumem prefeituras no Norte Fluminense


Na contramão do que ocorreu em Campos - onde Rafael Diniz tirou do cargo a prefeita Rosinha que ficou oito anos no poder - as mulheres dominaram as eleições em boa parte das prefeituras da região: são cinco novas prefeitas. Carla Machado (PP) obteve vitória sobre Neco (PMDB) em São João da Barra, com 73,02% dos votos, e será novamente chefe do Executivo a partir de 2017. Fátima Pacheco (PTN) derrotou Armando Carneiro (PSB) em Quissamã com 46,03% dos votos contra 35,14%. Francimara (PSB) derrotou o prefeito Pedrinho Cherene (PMDB) por apenas 113 votos em São Francisco de Itabapoana. Christiane Cordeiro (PP) venceu com folga em Carapebus, com 61,12% dos votos. Em Italva, Margareth do Joelson (PP) venceu Léo Pelanca (PSC) por apenas 141 votos.

Carla Machado já tem experiência de gestão. Governou São João da Barra durante oito anos (2005-2012) e promete um retorno cheio de mudanças a partir de janeiro de 2017. “Assim que entrarmos, quero arrumar a casa e retomar o desenvolvimento do município”, afirma a sanjoanense.

Para ela, a mulher vem ganhando cada vez mais espaço no cenário político, pois tem responsabilidade para administrar uma cidade da mesma forma que administra sua casa. Na gestão, Carla quer implantar diversos cursos de qualificação profissional, valorizar o servidor e oferecer saúde de qualidade. “Iremos reordenar as ações do nosso antigo governo e colocar as prioridades como meta inicial”, frisa.

Assistente social por formação, a prefeita eleita de Quissamã Fátima Pacheco já foi secretária municipal e vereadora. Ela garante que sua principal preocupação sempre foi a qualidade de vida das pessoas. Segundo Fátima, Quissamã merece uma atenção diferenciada, com obras e serviços que garantam mobilidade, tranquilidade e segurança. “Como mulher e mãe, eu me solidarizo com as famílias que sofrem a angústia do desemprego, o medo da fome e a dor da juventude entregue à ociosidade. Como prefeita, aceito o compromisso de uma cidade com creches, esporte, cultura e lazer. E assumo o desafio de gerar emprego e distribuir renda, além de qualificar e preparar os jovens para o mercado de trabalho”, finaliza.


Prefeita de Carapebus fala em choque de moralidade
Com 61,12 % dos votos, Cristiane Cordeiro foi eleita prefeita de Carapebus. Os eleitores também escolheram uma mulher como vice-prefeita, a diretora de escola Marinete Posidônio.

A prefeita eleita fala da necessidade de se adotar um choque de moralidade em sua gestão, com objetivo de restaurar os serviços essenciais, como Saúde e Educação. “Faremos um levantamento de como vamos encontrar a prefeitura, de receita, de despesas e dar o choque de moralidade. Principalmente na saúde e educação, apesar de na cidade estar tudo deficitário. A educação é primordial porque é o futuro do jovem e do adolescente e ninguém vive sem saúde”.

Cristiane Cordeiro não se sentiu surpresa com a votação, mas sim com o abandono administrativo que Carapebus enfrenta. “Sei que tem muito serviço a ser feito. Temos muito que trabalhar e eu tenho consciência da tarefa a cumprir. A cidade está tão abandonada. O prefeito atual está tão descompromissado. Precisamos cuidar da família de Carapebus como um todo. Estamos aptas para isso, preparadas e cheias de vontade em fazer com que Carapebus volte a sorrir. O nosso ideal é esse. E seremos incansáveis em fazer uma cidade digna de morar e que faça com que nossos cidadãos tenham orgulho em dizer que são carapebuenses”.

Francimara pretende governar com responsabilidade e humildade
Já a prefeita eleita em São Francisco de Itabapoana, Francimara Barbosa Lemos, disse que pretende governar o município com muita responsabilidade, humildade e os pés no chão. “A mulher cada vez mais se destaca no cenário nacional. Tenho orgulho de ter sido a única mulher eleita prefeita pelo PSB em todo o Brasil. Quero convocar a todos para junto comigo devolver a dignidade ao nosso povo. Vou ser uma prefeita presente nas comunidades, quero ouvir a todos, vou governar para todos”, disse.

Francimara disse ainda que a cidade de São Francisco precisa ser reestruturada e que o seu primeiro objetivo será se reunir com os vereadores eleitos para que possa ter uma relação saudável em prol do município. “Assumo este desafio de cabeça erguida e faremos juntos a melhor gestão de todos os tempos”, afirmou.
Francislaine Cavichini
Jane Ribeiro / Terceira Via

Nenhum comentário:

Postar um comentário