segunda-feira, 18 de janeiro de 2016

Rio Paraíba do Sul invade casas em Itaocara, Aperibé e Cambuci




As chuvas que estão caindo na Região Sudeste têm contribuído para a elevação dos níveis dos rios que cortam as Regiões Norte e Noroeste Fluminense. O Rio Paraíba do Sul transbordou no último sábado (16) no município de Itaocara, o primeiro na região a ser atingido. O bairro Caxias e parte do Centro foram tomados pela água, bem como o Destacamento do Corpo de Bombeiros e o pátio do Hospital Municipal de Itaocara, de onde todos os veículos foram retirados. O município de Aperibé está com algumas ruas alagadas devido ao transbordo do Paraíba do Sul.

Segundo o secretário de Defesa Civil de Itaocara, William Reis, a Light reduziu a vazão da represa de Ilha dos Pombos, localizada na divisa entre os Estados do Rio de Janeiro e Minas Gerais. No final da noite, o nível do rio deu uma recuada de 5,40 metros para 4,75 metros. O nível de transbordo é de 5,10 metros. William informa que ainda não há famílias desalojadas e nem desabrigadas, mas está sendo mantido o estado de atenção. No meio da tarde o rio transbordou e alagou ruas do centro de Cambuci.

Estas mesmas águas estão elevando o nível do Paraíba do Sul em São Fidélis. De acordo com informações do Corpo de Bombeiros, na medição realizada às 22h de sábado, a cota do rio era de 2,60 metros. Já por volta das 10h30 deste domingo, o nível era de 4,40 metros. A Defesa Civil emitiu alerta: “Por medida de precaução, a Defesa Civil Municipal pede que todos os ribeirinhos fiquem em alerta, pois há possibilidade de aumento no volume do Rio Paraíba do Sul. Por favor, em caso de necessidade, ligar 193 - Corpo de Bombeiros”.

Assim ocorre em Campos, onde o nível do rio atingia a cota dos 6,80 metros às 8h de ontem (17). Segundo o subcoordenador da Defesa Civil, Edison Peçanha, o nível do Paraíba deve aumentar um pouco mais nos próximos dias, mas nada que venha preocupar as famílias ribeirinhas.  “O nível em que algumas casas ribeirinhas começam a ser atingidas é de 10,40 metros. Estamos em estado de atenção, mas a situação está sob controle”, disse Pessanha, informando que as chuvas no Sudeste perdurarão até a próxima quinta-feira (21), de acordo com dados climatológicos.ODiário.

Nenhum comentário:

Postar um comentário