quarta-feira, 16 de agosto de 2023

Alerj instala Frente Parlamentar Pró-Ferrovias; região vive expectativa da expansão da malha até o Porto do Açu

 

A Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro  instalou a Frente Parlamentar Pró-Ferrovias Fluminense, para debater e elaborar políticas públicas sobre a implantação de novos trechos ferroviários e a reativação da malha ferroviária em operação no Estado do Rio para fins turísticos, logísticos, de passageiros e cargas. Apontada como uma das soluções para o melhoramento da escoação da produção, a região Norte Fluminense vive expectativa da conexão da malha ferroviária do Estado com o Porto do Açu, pela estrada de ferro 118.


Na reunião desta terça, os integrantes elegerão o vice-presidente e o secretário-geral da Frente, além de realizarem a entrega do Plano de Trabalho. O colegiado pretende apresentar novas proposições relativas ao setor, inclusive referentes à tarifa social e às fontes de financiamento de transporte de passageiros sobre trilhos.


De acordo com o deputado Luiz Paulo (PSD), que irá presidir a Frente, a prioridade será debater a questão logística de cargas, mas o grupo também discutirá o transporte ferroviário de passageiros.


“O foco central desta Frente é a logística do transporte de cargas. Vamos falar da necessidade da ligação da região do Porto do Açu a Minas Gerais, integrando todo Estado do Rio, fazendo escoamento do minério de ferro ou de grãos. Porém, é urgente falarmos também sobre transporte ferroviário de passageiros, em que o caso mais relevante é a Supervia, que vem passando por grandes dificuldades”, pontuou.


A Frente Parlamentar é composta também pelos deputados Lucinha (PSD), Martha Rocha (PDT), Claudio Caiado (PSD), Yuri (PSOL), Samuel Malafaia (PL) e Rosenverg Reis (MDB).


Em 2022, governador anunciou conexão da malha ferroviária ao Porto do Açu


O governador Cláudio Castro recebeu, em outubro de 2022, no Palácio Guanabara, o então ministro da Infraestrutura, Marcelo Sampaio, e o chefe da Secretaria-Geral da Presidência da República, general Luiz Eduardo Ramos. Acompanhado de secretários estaduais, Castro anunciou um conjunto de projetos de infraestrutura, transportes e turismo que será realizado pelo Governo Federal no Estado do Rio de Janeiro. Entre as obras anunciadas estão o investimento de R$ 100 milhões na expansão da companhia Docas do Rio de Janeiro, com a ampliação do cais do Porto do Rio, e a conexão da malha ferroviária, pela estrada de ferro 118 até o Porto do Açu, em São João da Barra, com a renovação da Ferrovia Centro Atlântica.


“São ações práticas que vão mudar a vida do cidadão. Estamos construindo um Rio de Janeiro que vai gerar emprego e desenvolvimento. Um Rio atrativo para as empresas que virão. Por isso, o Estado e a União estão trabalhando com integração e olhando para frente. O Rio tem potencial energético e em logística”, afirmou o governador.


Em março de 2023, o secretário de Desenvolvimento Econômico, Indústria, Comércio e Serviços do Estado do Rio, Vinicius Farah, voltou a falar do assunto durante visita ao empreendimento logístico, localizado em São João da Barra. A construção da Ferrovia EF 118 para a integração do Sudeste, conectando ainda o Porto do Açu à malha ferroviária nacional, foi um dos assuntos de maior interesse do grupo, integrado pelo vice-governador e secretário de Desenvolvimento Econômico do Espírito Santo, Ricardo Ferraço, o secretário de Desenvolvimento Econômico do Estado de Minas Gerais, Fernando Passilio, a secretária-adjunta de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais, Ketlen Nascimento, e o secretário-adjunto de Desenvolvimento Econômico do Rio Grande do Sul, Derly Fialho.

* com informações da Alerj e do Governo do Estado do Rio de Janeiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário