quarta-feira, 4 de março de 2020

Caso suspeito de coronavírus em Campos é descartado


Foi descartado nesta quarta-feira (4), após exame, o único caso suspeito de coronavírus em Campos. A paciente era uma jovem de 24 anos que esteve recentemente em Milão, na Itália, onde ficou por 15 dias. Retornou ao município no dia 18 de fevereiro e, cinco dias depois, começou a apresentar sintomas como: tosse, febre, desconforto respiratório e coriza. Ela estava em isolamento domiciliar, respeitando a quarentena, depois de ser atendida no Hospital Ferreira Machado (HFM). O estado do Rio segue investigando 55 casos suspeitos da doença. Também nesta quarta-feira, o terceiro caso de coronavírus foi confirmado no país, os três registrados em São Paulo, se acordo com Ministério da Saúde.
Em nota, a Prefeitura de Campos informou que "a paciente que foi atendida no Hospital Ferreira Machado (HFM) na última sexta-feira (28) não está com coronavírus. O resultado do exame realizado no Laboratório Central de Saúde Pública Noel Nutels (Lacen) foi negativo".
— Isso confirma que realmente não há circulação viral no nosso município — destaca a diretora do Departamento de Vigilância em Saúde da Secretaria Municipal de Saúde, Andréya Moreira.
Andréya informou, ainda, que a Prefeitura de Campos continua preparada para atuar em eventuais casos suspeitos da doença e já realizou reuniões com representantes de hospitais públicos e particulares, além de Unidades Pré-Hospitalares (UPHs) e Básicas de Saúde (UBS).
Região - Na terça-feira (3) a Secretaria de Saúde de Macaé informou que foram descartados dois casos suspeitos de coronavírus que estavam sendo investigados na cidade. Ambos não eram de residentes, mas de pacientes atendidos em um hospital particular no município. Um terceiro caso foi notificado, esta semana.

Brasil - O Ministério da Saúde confirmou nesta quarta-feira (4) o terceiro caso de coronavírus no Brasil. O homem, de 46 anos, é de origem colombiana, e viajou recentemente para países como Espanha, Itália e Áustria. A informação foi passada pelo ministro da pasta, Luiz Henrique Mandetta.

Os dois primeiros casos confirmados do novo coronavírus no Brasil foram em São Paulo. A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) começou, no Rio de Janeiro, a distribuição de kits para o diagnóstico laboratorial do novo coronavírus.

No momento, no país, existem 531 casos suspeitos do coronavírus, sendo que 314 casos foram descartados após exames laboratoriais. No mundo, são 90.870 casos confirmados, com 3.112 mortes, em sua maioria na China. Da Redação Da Tribuna Itaperunense com informações de Folha 1.

Nenhum comentário:

Postar um comentário