segunda-feira, 27 de janeiro de 2020

Mais de mil famílias estão fora de casa em Pádua, Aperibé e Cambuci



Mais de mil famílias estão fora de casa neste dramático fim de semana nos municípios de Santo Antônio de Pádua, Aperibé e Cambuci. O Rio Pomba transbordou ontem (25) e alcançou neste domingo (26) o ápice da inundação, com 6,06 metros em Pádua. Por lá, a cota de transbordo é de 5,0 metros.

   O nível do rio já começou a recuar, mas muitos locais continuam inundados. A situação deve permanecer nas próximas horas. 

   De acordo com informações repassadas pelos municípios, há 8 famílias desalojadas na localidade de Frecheiras, no distrito de Funil, em Cambuci, e 10 famílias desalojadas em Aperibé. Em Santo Antônio de Pádua, a secretaria de assistência social ainda não tem um número exato, mas uma estimativa com base nos sistemas indica que mais de 1.000 famílias tenham deixado temporariamente suas casas nos bairros e distritos de Santo Antônio de Pádua. Nenhum óbito foi registrado até o momento nos três municípios.

   Ainda em Pádua, cerca de 30 pessoas estavam desabrigadas e foram encaminhadas ao ponto de apoio montado pela Prefeitura no CIEP 469 Anaide Panaro Caldas. O ponto de apoio conta com uma equipe formada por assistente social e psicólogo. Nos outros municípios, não houve desabrigados.

   Os locais afetados em Pádua são os distritos de Paraoquena e Baltazar e os bairros Aeroporto, Alequicis, Caixa d'Água, Carvalho, Cehab, Centro, Cidade Nova, Dezessete, Divineia, Farol, Ferreira, Fonseca, Gabry, Gerador, Mirante, Monte Líbano, Parque das Águas, São Félix, São José, São Luis e Tavares.

   A Prefeitura de Pádua colocou o efetivo nas ruas para atender a população atingida. Equipes e veículos de várias secretarias ajudaram a retirar móveis e eletrodomésticos dos moradores antes mesmo das águas subirem. A ajuda de outros moradores que não foram atingidos também foi fundamental.

   O Corpo de Bombeiros de Itaocara atuou nos municípios de Aperibé e Cambuci, ajudando a população a retirar os pertences ou sair de casa. Uma idosa foi socorrida com a ajuda de bote em Frecheiras após escorregar e se machucar dentro de casa. Ela passa bem.

Chuva continua, mas menos volumosa

   O tempo voltou a ficar firme na região. O Sol brilhou com força neste domingo (26) e não choveu. São esperadas para os próximos dias pancadas de chuva com trovoadas isoladas, segundo o INMET. O acumulado previsto para a região é de um pouco mais de 20 milímetros.Da Redação da Tribuna Itaperunense com informações da Folha Itaocarense



Nenhum comentário:

Postar um comentário