terça-feira, 20 de fevereiro de 2018

Criminosos estão espalhando dinheiro falso em Itaperuna


A recente apreensão de diversas notas falsas está preocupando comerciantes de Itaperuna, que devem ter a atenção redobrada. Algumas ocorrências já teriam sido registradas por empresários na delegacia do município, que já instaurou inquérito para investigar e já identificou um suspeito. Segundo as informações, as cédulas são em sua maioria réplicas grosseiras de R$ 50 e teriam sido usadas na compra de produtos nos estabelecimentos da cidade.

Saiba como identificar uma nota falsa
Conheça as dicas de segurança do Banco Central do Brasil para a identificação correta das novas cédulas de 50 e 100 reais. Saiba como descobrir se a nota e falsa ou verdadeira. Para tentar combater as fraudes na falsificação de dinheiro, o Brasil criou as novas cédulas para o real, conhecidas por a “segunda família do real”, estas notas receberam uma dedicação especial com o intuito de impossibilitar a sua falsificação pelos inúmeros criminosos que o fazem. Para que você possa saber como é formada as novas notas de cinquenta e cem reais, o Banco Central do Brasil – BCB disponibilizou algumas dicas de seguranças que facilitam esta analise.

O processo de criação das notas de cinquenta e cem reais foi bastante demorado, porém finalizou com resultados surpreendentes e suficientemente confiáveis contra a falsificação desta segunda família do real. Essas notas de 50 e 100 reais foram criadas com algumas características que dessem segurança e credibilidade, sendo utilizado na sua produção ferramentas de alta tecnologia para a impressão dos itens de segurança nelas contidos.

Para conhecer todos os itens de segurança das novas cédulas siga os seguintes procedimentos:

Para que possa ver:

Segure as notas de 100 e/ou 50 contra a luz e verá em uma área clara a marca d´água que é a figura de uma onça e o número 50, no caso da nota de 50 ou a figura da garoupa e o número 100, para a nota de 100, além dos tons que variam entre o claro e o escuro.

Poderá ver ainda um fio escuro localizado próximo ao meio da nota, este é o fio de segurança em que estará escrito o valor da nota, seja 50 ou 100.

Colocando as notas de 50 e/ou 100 contra a luz, é possível ver ainda que contenha nas partes do verso de um pequeno quebra-cabeça as que completam com as partes da frente, que forma o valor da nota.

Com a ajuda de lente poderá ver impresso o valor da nota em pequenos números tanto na frente como no verso localizado na área envolta da gravura do animal.

Para que possa sentir:

Ao tocar as notas de 50 e 100 reais poderá sentir que são feitas em um papel especial que possui uma textura mais firme e é mais áspero que o papel comum.

Ainda ao tocá-las sentirá o relevo em algumas áreas da nota.

Para que possa descobrir:

Ao movimentar as notas de 50 e 100 reais descobrirá que na faixa holográfica o valor da nota e a palavras reais se alternam.

Ainda ao movimentar as notas descobrirá que a figura da onça ou da garoupa fica colorida e diversas cores aparecem sobre as folhas ou coral, a depender da nota.

Poderá descobrir ainda que o desenho da faixa holográfica esteja integrada ao desenho impresso na cédula.

Ainda notará que uma parte da impressão que encontra-se em relevo passa sobre a faixa holográfica contida nas notas.

Expondo as notas em um lugar com bastante luz posicione-a á altura dos olhos na horizontal, note que o seu valor irá aparecer a direita da Efígie da República, e que no verso os mesmo números serão revelados mas, dentro da folhagem ou do coral que estão a direita da marca d´água.

Ao expor as notas contra a luz ultravioleta o seu valor irá aparecer na frente á esquerda da marca d´água e a sua numeração que é vermelha passará a amarela e você verá pequenos fios lilás na frente e no verso das notas.

Outra descoberta a ser feita é quanto as notas da segunda família do real ter para cada valor tamanhos diferentes além de conter marcas em alto relevo também distintas que facilita as pessoas com deficiência visual identificá-las.Da redação da Tribuna Itaperunense – Fonte: Rádio Natividade

Nenhum comentário:

Postar um comentário