sexta-feira, 29 de setembro de 2017

Sem água, escolas de Pádua têm aulas suspensas


  A crise hídrica no município de Santo Antônio de Pádua agora afeta a educação. Sem água, a Secretaria de Educação comunicou na tarde de quarta-feira (27) que irá suspender as aulas na quinta-feira e sexta-feira em todas as escolas da rede municipal do distrito sede e dos distritos de Monte Alegre, Santa Cruz e Marangatu.

   De acordo com a Secretária Maria Cristina Machado de Souza, algumas escolas já se encontram totalmente sem água.

   Ciente da situação, o prefeito Josias Quintal, que estava em Brasília, já está retornando ao município para tomar as primeiras medidas em busca de amenizar os estragos causados por essa longa estiagem. Ele deve esclarecer melhor a situação à população durante o seu programa "Falando com o Prefeito" nesta quinta-feira (28), às 11h.

   De acordo com a Prefeitura, o baixo volume do Rio Pomba levou a Águas de Pádua a realizar, de forma emergencial, a abertura do canal de captação para fazer com que a água chegue até o nível das bombas. De acordo com o diretor administrativo da empresa José Eduardo Luccas da Costa, outras obras emergenciais serão feitas nos próximos dias.

   "Sabemos que a água é algo precioso, por isso, é extremamente necessário evitarmos o desperdício. Medidas simples de contenção de gastos podem fazer a grande diferença", disse Eduardo.

   Outros pontos de capitação estão sendo prejudicados devido ao período de seca, caso da Estação de Piscicultura do município, onde as bombas não alcançam o leito do rio. Segundo o Sub Secretário de Agricultura Leonardo Moura Leonardo, essas mesmas bombas são responsáveis pelo abastecimento dos caminhões pipas que levam água diariamente para os produtores rurais do município que também sofrem com o longo período sem chuvas.

   “Estamos trabalhando, desde as primeiras horas do dia, para abrir um novo ponto de capitação para as bombas, somente assim teremos como auxiliar os produtores e também nossa Estação de Piscicultura”, disse Leonardo.Por Folha Itaocarense

Nenhum comentário:

Postar um comentário