sexta-feira, 6 de agosto de 2021

Promotor Marcelo Lessa Bastos, encontra-se internado em estado grave, intubado, em ventilação mecânica

 


O Hospital Geral Dr. Beda divulgou, na noite desta quinta-feira (5), boletim médico sobre estado de saúde do promotor de Justiça Marcelo Lessa. Internado na Unidade de Terapia Intensiva, ele apresentou piora da função renal e permanece intubado e sedado.


Ainda segundo o boletim, Lessa está em posição prona, em “ventilação mecânica (respirando por aparelhos), com parâmetros ventilatórios altos” e está “bloqueado (com medicação para dormir e bloquear os músculos), necessitando de aminas vasoativas (medicações para aumentar apressão) em doses elevadas”.


Veja a íntegra do boletim abaixo:


O Hospital Geral Dr. Beda informa que o paciente Marcelo Lessa Bastos

permanece internado na Unidade de Terapia Intensiva deste hospital, aos

cuidados do Dr. Marcelo D’avila.


O paciente Marcelo Lessa Bastos, encontra-se em estado grave, intubado, em ventilação mecânica (respirando por aparelhos), com parâmetros ventilatórios altos. Está sedado, bloqueado (com medicação para dormir e bloquear os músculos), necessitando de aminas vasoativas (medicações para aumentar a pressão) em doses elevadas. Foi necessário ficar em posição prona. Apresenta piora da função renal.


Internação


O promotor de Justiça, Marcelo Lessa Bastos, deu entrada na meia noite de ontem na emergência para Covid do Hospital Geral Dr Beda, em Campos, RJ. Após passar mal durante ministração de aula para um curso de Direito, Marcelo foi levado à unidade sendo diagnosticado com insuficiência respiratória aguda. O exame de tomografia revelou um quadro de 80 a 90% de comprometimento dos pulmões, sendo considerado gravíssimo pela equipe médica que atua na UTI do Beda. O resultado do teste para Covid-19, que poderia ter causado essa complicação, ainda não foi divulgado.


Às 4 horas da manhã, Marcelo Lessa sofreu uma parada cardíaca, revertida imediatamente pela equipe do Hospital Geral Dr. Beda. Os profissionais começaram uma investigação sobre a possibilidade do comprometimento pulmonar ter sido agravado por suposta infecção de Coronavírus, o que ainda vem sendo investigado.


Inicialmente, foi informado que Marcelo Lessa teria tomado duas doses de vacina contra a doença. Entretanto, fontes próximas ao promotor confirmaram que ele foi imunizado apenas com uma dose.


As informações sobre seu estado de saúde serão atualizadas durante esta quinta-feira (5).


Nota oficial sobre Marcelo Lessa


Por meio de nota, a Subsecretaria de Atenção Básica, Vigilância e Promoção da Saúde (SUBPAV) informou que o promotor de Justiça Marcelo Lessa não tomou as duas doses da vacina.


“A Subsecretaria esclarece que o promotor estava aguardando o prazo de 10 semanas para completar o ciclo vacinal, o que ocorreria entre 10 e 12 de agosto. Vale lembrar que essa estratégia de antecipar a segunda dose vem sendo adotada pela SUBPAV desde 24/04. A Subsecretaria alerta para que todos tenham as duas doses da vacina em dia para atingir maior eficácia. A SUBPAV lamenta o estado de saúde e estima uma boa recuperação do promotor Marcelo Lessa”, afirma.


Trajetória


Marcelo Lessa é Doutor em Direito (UGF). Professor de Processo Penal do Centro Universitário Fluminense. Promotor de Justiça no Estado do Rio de Janeiro. Avaliador do MEC/INEP para atos regulatórios de autorização de novos cursos superiores. Da Redação da Tribuna Itaperunense com informações do Jornal Terceira Via. Foto  Divulgação. Promotor de Justiça Marcelo Lessa. (Foto: Acervo pessoal)

Nenhum comentário:

Postar um comentário