quinta-feira, 30 de abril de 2020

TRE-RJ intima pré-candidatos a retirarem caixas d'água com kits de higiene instaladas nas calçadas



O Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro intimou os pré-candidatos a prefeito e vereador de São Francisco de Itabapoana, no Norte Fluminense, Antônio Marcos Papinha e Otávio Póvoa, respectivamente, a fazer a retirada de caixas d'água com kits de higiene instaladas na calçada da Avenida Vereador Edenites da Silva Viana, uma das principais da cidade, na última sexta-feira (24).

A intimação aconteceu após o TRE receber uma denúncia de que os pré-candidatos estariam aproveitando as filas formadas nas agências bancárias da cidade, por conta do pagamento do auxílio emergencial, para fazer campanha extemporânea visando às próximas eleições municipais.

De acordo com o TRE, diante dessa denúncia o órgão entendeu que a forma como as caixas foram instaladas, a princípio sem licença, tinha forte caráter eleitoreiro.

Após intimar Papinha e Otávio Póvoa, a 130ª Zona Eleitoral acionou a Polícia Militar para acompanhar a retirada do material, que aconteceu ainda na sexta-feira.

Segundo denúncia enviada ao TRE, além de instalarem caixas d'água para higienização das mãos, os pré-candidatos ainda fizeram a distribuição de água potável no local, inclusive fazendo filmagens para divulgar em suas redes sociais.

Procurado pelo G1, Otávio Póvoa disse que a ação foi para ajudar a divulgar a iniciativa de um amigo “apenas fizemos uma live, mostrando uma iniciativa do amigo Edinho (autor do projeto) que ajudaria a população na prevenção da Covid-19. O projeto era de grande valia porque as pessoas estavam lavando as mãos com água e sabão ao entrar e sair das agências bancárias.’’

Ao G1, Papinha contou que: “A gente foi fazer uma live. Fomos mostrar o que de bom acontece no município. Aí, uma denúncia, e a Justiça tá aí pra isso, apurar as denúncias. A intimação que foi feita, Otávio (Póvoa) foi lá e assinou, retirou as caixas, e essas mesmas caixas higienizadoras foram pra casa do proprietário que é Edinho (autor do projeto)".

Em sua rede social, o pré-candidato a prefeito questionou: "Onde que eu cometi crime? Mas existiu uma denúncia, e essa denúncia tem que ser apurada, a Justiça tem que fazer o papel dela’’.

Segundo a Justiça Eleitoral, todo o material, com fotos e vídeos da participação dos pré-candidatos, será enviado ao Ministério Público Eleitoral para adoção das medidas cabíveis.

O G1 tenta localizar Edinho, apontado pelos pré-candidatos como o autor do projeto, mas até o momento não conseguiu encontrá-lo.Fonte G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário