quarta-feira, 13 de fevereiro de 2019

Temporal volta a atingir o município do Rio


Pontos do Centro e das zonas Norte e Oeste do Rio são atingidos por chuva moderada, na manhã desta quarta-feira, devido à passagem de uma frente fria. O panorama deve se manter no município, segundo o Centro de Operações Rio (COR), da prefeitura. A cidade está em estágio de atenção. Ainda de acordo com o COR, os bairros com maiores volumes de chuva registrados nas últimas 24 horas foram São Cristóvão (82,2 milímetros), Tijuca (77,2 milímetros) e Alto da Boa Vista (67,6 milímetros). Trechos de Jacarepaguá e Humaitá estão sem energia elétrica.

Funcionários da Conservação e da Comlurb trabalham para reduzir o alagamento na Rua General Bruce, em São Cristóvão. Eles atuam em bueiros e galerias de esgoto para tentar acelerar a redução do nível da água. A via, transversal à Rua Bela, está alagada. E quem trabalha na região não conseguiu chegar ao trabalho. É o caso do operador de máquina Wilson Rocha, de 55 anos. Segundo ele, o problema é crônico

 Estou há duas horas e meia. Cheguei às 6h e a rua já estava cheia. Isso sempre acontece. Qualquer chuvinha alaga. Há 13 anos trabalho aqui e é sempre assim. Tanto que quando chove durante o dia a empresa dispensa o funcionário mais cedo pra não ficar preso. A empresa inteira está do lado de fora esperando a água baixar. A água está baixando mais cedo hoje porque estão desentupindo os bueiros.

A auxiliar de serviços gerais Maria de Fátima dos Santos, de 61 anos, deveria ter entrado no serviço às 7h, mas também espera o nível da água baixar:

— Esse problema é antigo. Trabalho há 10 anos nessa rua. Isso acontece todas as vezes. Jeito é esperar pra poder trabalhar. A gente precisa trabalhar, fazer o que. Se pisar nessa água fica doente.
O GLOBO circulou pela Avenida Presidente Vargas, no Centro, e pela Praça da Bandeira, na Zona Norte, registravam chuva intensa pela manhã, por volta das 8h, mas não havia bolsões d'água. Em São Cristóvão, na altura do Largo da Cancela, também não chovia quando a reportagem esteve no bairro, mas uma equipe da Comlurb recolhia muito lixo jogado na Rua São Januário, perto da Barreira do Vasco.

Bolsões d'água pela cidade

Um bolsão de água interdita parcialmente a Avenida Engenheiro Souza Filho, na altura do Rio das Pedras. Há acúmulo de água na Rua Mem de Sá, na altura da Rua dos Inválidos, no Centro. Uma árvore caiu na Rua Professor Gabizo, altura da Rua Morais e Silva, no Maracanã. A orientação para os motoristas é que dirijam com cautela, respeitem a sinalização e mantenham a distância de segurança para outros carros.

A Rua do Catete tem intedições parciais, na altura da Rua Silveira Martins, por conta de acúmulo de água.

Segundo o Centro de Operaçoes Rio, há bolsões d'água na Avenida Brasil, na altura de Benfica e do Caju, na Avenida Francisco Bicalho, sentido Cidade Nova, na altura da Rua Francisco Eugênio e na Rua Bela, na altura do Campo de São Cristóvão.

Na madrugada, choveu forte na Zona Oeste. Os bairros com chuvas mais intensas foram Bangu, Guaratiba, Recreio dos Bandeirantes, Campo Grande/Mendanha, Barra da Tijuca, Grota Funda, Sepetiba, Santa Cruz, Jacarépagua/ Cidade de Deus/ Tanque e na Autoestrada Grajaú-Jacarépagua. Na Zona Norte, um temporal atingiu as regiões da Ilha do Governador, Anchieta, Alto da Boa Vista, Méier, Madureira, Irajá, Penha, Piedade e Tijuca e Grajaú. Já na Zona Sul, a chuva forte foi registrada em Laranjeiras, em Copacabana, no Vidigal, na Rocinha, na Urca e no Jardim Botânico. No Centro, a chuva atinge os bairros de Santa Teresa, São Cristóvão e Saúde.

Na Zona Sul, também há acúmulo d'água na Rua do Catete, próximo a 9ª DP e na esquina com a Rua Silveira Martins (via interditada) e na Avenida Epitácio Pessoa, altura da Rua Vinícius de Morais, na Lagoa.

Na Zona Norte, os bolsões d'água são registrados na Rua Afonso Pena e na Avenida Heitor Beltrão, na Tijuca, e na Rua 28 de Setembro, em Vila Isabel.

Também há o acúmulo d'água na faixa da pista lateral da Avenida das Américas, sentido São Conrado, altura do Downtown, Barra da Tijuca, na Zona Oeste do Rio.

Há queda de alguns galhos de árvore na Rua Olímpia do Couto, na altura da Estrada do Capenha, no Pechincha, na Zona Oeste.
No fim da noite desta terça-feira, na Rua Constante Ramos, em Copacabana, uma árvore caiu, o que causou a interdição da via, na altura da Barata Ribeiro. Equipes do Corpo de Bombeiros e da Comlurb estiveram no local e removeram a árvore.

Em Laranjeiras, a Rua Pinheiro Machado houve grande acúmulo de água na altura da Rua Ana Leonídia. Pela Gávea, houve registro de bolsão d'água em um trecho da Rua Ministro Raul Machado. Equipes da Comlurb auxiliam no escoamento de bolsão d'água na Rua Mário Ribeiro com Rua Ministro Raul Machado, na Lagoa. Na Rua Fonte da Saudade, galhos árvore caiu mas sem muitos transtornos para quem circula pela via.

Na Zona Norte, houve registro de acúmulo de água na Rua Silva Freire (Buraco do Padre), no Engenho Novo. Na Zona Oeste, também há registro de bolsões d'água na Avenida Armando Lombardi, na Barra da Tijuca, altura do Barra Point.

Em Niterói, na Região Metropolitana do Rio, no bairro Icaraí, há bolsões d'água em várias ruas.

De acordo com o Alerta Rio, os núcleos de chuva localizados no oceano ganharam intensidade e continuam avançando em direção à cidade do Rio. Com o ganho de força desses núcleos de chuva, a previsão é de chuva forte, ocasionalmente muito forte, começando pelo litoral da cidade do Rio.

Aviso de ressaca

Um aviso de ressaca emitido pela Marinha informa que ondas de até 2,5 metros podem atingir o litoral da cidade das 10h desta quarta-feira às 10h de quinta-feira.

Vias sem energia elétrica

A Light informa que está com equipes em Jacarepaguá para restabelecer a energia em trechos do bairro. Existem outros casos pontuais na cidade, que estão sendo atendidos. Segundo a empresa, houve falta de energia no Jardim Botânico, São Cristóvão, Recreio e Rio Comprido ao longo da madrugada, já normalizados.

Quem passou por São Conrado, na Zona Sul, durante a madrugada desta quarta-feira, encontrou alguns trechos sem luz. Na Avenida Almirante Álvaro Alberto e na Avenida Niemeyer, próximo ao Hotel Nacional, também não havia energia elétrica. Motoristas relataram que parte da Linha Amarela estava com as luzes apagadas.

Escolas sem aula nesta quarta-feira

Alunos de escolas das redes municipais e estaduais ficarão sem aula nesta quarta-feira devido à antecipação da previsão de chegada da frente fria, que deve provocar chuva forte segundo os meteorologistas. As prefeituras do Rio de Janeiro, de Niterói, Nova Iguaçu, Mesquita, Duas Barras e Trajano de Morais confirmaram o cancelamento das aulas na rede municipal e informaram que as cidades estão em estágio de alerta.

Algumas unidades particulares também seguem recomendação

A maioria das unidades particulares seguiu a recomendação do estado e da prefeitura e também suspendeu as aulas para esta quarta-feira. Escolas como São Bento, divulgaram que funcionarão somente até às 14h. O Colégio Pensi, com unidades nas zonas Norte, Sul e Oeste da cidade, é uma das franquias que, na contramão dos demais, informou que não suspenderá as atividades.

O Sindicato das Escolas Particulares do Rio não divulgou uma lista, então, o recomendável é que cada escola seja consultada, individualmente.Fonte Jornal Extra

Nenhum comentário:

Postar um comentário