segunda-feira, 22 de setembro de 2025

Foragido que armazenava grande quantidade de armas e drogas em residência é preso em Itaperuna


 Um homem, identificado pelas iniciais R. da C.P., que estava foragido da justiça, foi preso no bairro Niterói, em Itaperuna. De acordo com informações da Polícia Civil, ele estava envolvido com o tráfico de drogas, e armazenava uma grande quantidade de armas e drogas em um imóvel.


De acordo com a Polícia, as diligências investigativas tiveram início no dia 8 de agosto, após uma equipe da Polícia Militar apreender, dentro de um imóvel, quatro carabinas com numerações suprimidas, munições diversas, fogos de artifício, dinamite caseira, além de grande quantidade de maconha, cocaína e material para refinar e pesar drogas. Na ocasião, não havia ninguém no local, mas foram encontradas embalagens de recebimentos de mercadorias tendo como destinatário o investigado, que os agentes policiais conheciam pelo envolvimento com o tráfico de drogas.


Com a conclusão das investigações, o homem foi denunciado pelo Ministério Público e teve a sua prisão preventiva deferida pela Justiça. Após ser capturado, foi encaminhado à 143ª DP para a formalização de sua prisão. Fonte J3News/Fotos: Divulgação/Polícia Civil.


quinta-feira, 4 de setembro de 2025

Mulher é encontrada amarrada e com saco plástico na cabeça em SJB

 

Uma mulher foi encontrada, na manhã desta quarta-feira (3), amarrada e com um saco plástico envolvendo a cabeça, em uma casa na Rua Maria das Dores da Silva, no distrito Açú, em São João da Barra.


De acordo com a Polícia Militar, a equipe foi acionada ao local após uma pessoa que passava perto da residência ouvir uma criança gritar por socorro e acionar os agentes. Ao chegar na casa, a equipe policial foi recebida pela filha da vítima, que relatou que a mãe estava passando mal. A mulher estava deitada, com braços e pernas amarrados e um saco plástico envolvendo a cabeça.


A vítima recebeu atendimento no local e foi socorrida para o posto de saúde. Ainda segundo a PM, ela tinha arranhões causados por agulha, além de uma agulha inserida no seio direiro. Por estar físicamente debilitada, conseguiu apenas sussurrar que não viu os autores da agressão.


A filha da vítima disse à polícia que viu pessoas suspeitas entrando na casa durante a madrugada, mas não conseguiu informar o número de pessoas ou identificá-las, pois utilizavam toucas no rosto. A vítima permanece sob cuidados médicos.


De acordo com a polícia, embora haja indícios de que o crime esteja relacionado à atuação do tráfico local, não há informações definitivas sobre a autoria ou motivação do crime. O caso foi registrado na 145ª DP. Foto: Silvana Rust/Arquivo J3News/Fonte J3News.


quarta-feira, 3 de setembro de 2025

Presídios do Rio terão bloqueadores de sinal para combater crime organizado

 


A Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap) do Rio de Janeiro anunciou a implantação de uma tecnologia avançada para bloquear sinais de telefonia móvel, Wi-Fi e drones em unidades prisionais e hospitalares do sistema penitenciário. A medida tem como objetivo dificultar a comunicação clandestina que fortalece o crime organizado dentro das cadeias.


“Com esse investimento, reafirmamos nosso compromisso com o fortalecimento da segurança pública, aliando tecnologia e gestão no enfrentamento ao crime organizado, impedindo que presos mantenham contato com o mundo externo para articular crimes”, afirmou o governador Cláudio Castro.


A contratação do serviço foi feita por meio de licitação pública dividida em cinco lotes regionais. A empresa IMC Tecnologia venceu todos os lotes, oferecendo os melhores preços entre as concorrentes habilitadas.


Com a assinatura do contrato e publicação no Diário Oficial na última terça-feira (2), a Seap deu a ordem de serviço. A empresa terá até dez dias úteis para iniciar a instalação dos equipamentos, com prazo de até 45 dias para cada unidade ou 60 dias quando houver três instalações simultâneas. A implantação será gradual, de acordo com o orçamento do estado e o planejamento estratégico da administração penitenciária.


Segundo a secretária de Administração Penitenciária, Maria Rosa Nebel, a tecnologia adquirida é capaz de bloquear os sinais sem afetar áreas vizinhas, já que os complexos prisionais do Rio estão localizados em zonas urbanas. “Fomos atrás do que há de mais moderno nesse tipo de tecnologia, de forma que o bloqueio só aconteça dentro das unidades prisionais”, destacou.


O sistema utiliza jammers de última geração e antenas direcionais que criam uma barreira de interferência controlada, garantindo que celulares, redes Wi-Fi e até drones não possam ser usados para comunicação clandestina nos presídios.


Com informações da Agência Brasil/Foto Ilustração


Deputado TH Joias é preso em operação no Rio de Janeiro



A Procuradoria-Geral de Justiça do Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ) denunciou um deputado estadual e outras quatro pessoas pelos crimes de associação para o tráfico de drogas e comércio ilegal de armas de fogo de uso restrito. A ação penal proposta pelo procurador-geral de Justiça, Antonio José Campos Moreira, obteve, junto ao Órgão Especial do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro (TJRJ), quatro mandados de prisão e cinco de busca e apreensão, cumpridos nesta quarta-feira (03/09), em endereços na Barra da Tijuca, Freguesia e Copacabana. 

A Operação Bandeirantes conta com o apoio da Polícia Federal, do Ministério Público Federal e da Polícia Civil do Estado do Rio de Janeiro. Participam do cumprimento dos mandados promotores de Justiça da Assessoria de Atribuição Originária Criminal (AAOCRIM/MPRJ), integrantes da Subprocuradoria-Geral de Justiça de Atuação Especializada e agentes da Coordenadoria de Segurança e Inteligência (CSI/MPRJ).

De acordo com a denúncia, os acusados mantinham vínculos estáveis com a facção criminosa Comando Vermelho, atuando nos Complexos da Maré e do Alemão e na comunidade de Parada de Lucas. O grupo é acusado de intermediar a compra e venda de drogas, armas e equipamentos antidrones usados para dificultar operações policiais nos territórios ocupados pela organização, além de movimentar grandes somas em espécie para financiar as atividades da facção. 

Para o MPRJ, o parlamentar denunciado utilizou o mandato para favorecer a organização criminosa, inclusive nomeando comparsas para cargos na Assembleia Legislativa do Rio (ALERJ). Ainda segundo a denúncia, o deputado é acusado de intermediar diretamente a compra e a venda de drogas, armas de fogo, aparelhos antidrones e realizou pagamentos a integrantes do Comando Vermelho. 

Outro denunciado é apontado como uma das lideranças da facção, responsável pelo controle financeiro do grupo e pela autorização de pagamentos vultosos, incluindo a autorização para a compra dos antidrones usados para dificultar a atuação policial. Um terceiro denunciado exercia a função de tesoureiro, encarregado de armazenar drogas, guardar valores milionários, efetuar pagamentos e intermediar negociações de armas e munições.

Um quarto denunciado atuava como fornecedor de equipamentos especializados à facção, em especial os dispositivos antidrones. Ele também era responsável pelos testes em campo e ensinava outros membros da facção a operá-los. De acordo com a Procuradoria-Geral de Justiça, paralelamente, o denunciado ocupava o cargo de assessor parlamentar, indicado pelo deputado, como forma de encobrir as atividades ilícitas. Ainda segundo a denúncia apresentada à Justiça, a quinta acusada havia sido nomeada para um cargo comissionado na ALERJ e sua função era servir de elo entre o grupo criminoso e o Legislativo. A assessora contribuia para acobertar o papel desempenhado pelo tesoureiro, com quem é casada.

A investigação tramitou na Procuradoria-Geral de Justiça por envolver agente político com foro por prerrogativa de função.

 Fonte. Por MPRJ/ Foto Divulgação Alerj

Inscrições abertas: UENF com formação gratuita para professores e agentes culturais

 


Um evento voltado à formação dos professores e agentes culturais, agora em Campos dos Goytacazes. Este será o Programa de Formação de Agentes Multiplicadores, evento gratuito que acontece nos pŕoximos dias 10 e 11 de setembro, no Centro de Convenções Oscar Niemeyer, na UENF. Quem promove é o Instituto Arte na Escola e o Polo Arte na Escola da UENF.


As inscrições estão abertas e podem ser feitas pelo formulário online, pelo link na Bio do instagram do Polo Arte na Escola UENF (@artenaescolauenf) ou diretamente pelo link.


O convite do Polo Arte na Escola é para a comunidade acadêmica, educadores, artistas, estudantes e o público em geral. Com o tema “Diálogos entre Mediação Cultural, Arte e Diversidade”, o encontro propõe diálogos, reflexões e práticas sobre arte, mediação cultural e diversidade, articulando temas como gênero, raça, território e narrativas contra-hegemônicas.


“Para nós é uma honra que o Polo Arte na Escola da UENF esteja entre os sete escolhidos da rede para sediar este programa que percorre o país. Isso reafirma a força do trabalho que temos realizado em Campos e na região, e amplia nossa responsabilidade de oferecer uma formação de excelência que conecta professores, artistas e agentes culturais às discussões mais atuais sobre arte, diversidade e educação”, disse Simonne Teixeira, coordenadora geral do Polo Arte na Escola.


O presidente do Instituto Arte na Escola, Claudio Anjos, falou sobre o compromisso em fortalecer o papel dos professores de arte, tanto do ensino formal quanto dos cursos livres, além de agentes culturais que atuam diretamente na mediação entre a produção artística contemporânea e a sociedade:


“É com grande entusiasmo que realizamos o Programa de Formação para Agentes Multiplicadores na UENF. A coordenação do polo definiu o tema ‘Diálogos entre Mediação Cultural, Arte e Diversidade’, e ficamos felizes porque sabemos que a diversidade é uma pauta de enorme importância para a nossa sociedade e para nós, enquanto formadores. O olhar cuidadoso do polo faz da arte um espaço ainda mais democrático e plural”, disse.


“Um dos grandes diferenciais do Instituto é a Rede Arte na Escola, composta por polos universitários espalhados por todo o Brasil. A UENF é um polo importantíssimo e muito ativo, o que é fundamental para criar vínculos duradouros entre universidade, escola e comunidade, ampliando o impacto das ações culturais e promovendo um diálogo genuíno entre a produção artística e a diversidade social brasileira”, completou.


O evento também tem o objetivo de fortalecer a formação inicial e continuada de professores e profissionais da cultura, completa a coordenadora pedagógica do Polo Arte na Escola UENF, Danuza Rangel, que foca, ainda, na “ampliação dos repertórios e estímulos aos diálogos sobre representatividade e diversidade na criação artística contemporânea e na Educação”.


Atividades


Entre as atividades estão vivências práticas, análises de obras e experiências coletivas que incentivam a criação de novas imagens, sons e histórias capazes de reencantar espaços, fortalecer pertencimentos e desafiar padrões eurocêntricos e coloniais e, para isso, contam com nomes de artistas e pesquisadores da região.


A intenção é formar agentes multiplicadores sensíveis às diferenças, preparados para atuar de forma crítica e criativa na transformação sociocultural de seus territórios.


Nos dois dias de evento, entre os convidados do Programa de Formação de Agentes Multiplicadores confirmados estão:


Renata Sampaio – artista multidisciplinar, educadora e curadora, que foi gerente de Educação do MAM Rio. Conduzirá a formação “Territórios e a criação de contra-narrativas através da Arte-Educação”.Viviane Viana – professora e pesquisadora em Artes Visuais, doutoranda em Educação pela UERJ. Ministrará a palestra “Provocações da arte para pensar as relações étnico-raciais e de gêneros”.


Marcela Cantuária – artista visual com obras em acervos de instituições como o MASP e a Pinacoteca. Conduzirá a oficina “Pelas mãos das mulheres do Sul Global: o reencantamento dos salões”.


Antonilde Rosa – musicista e pesquisadora, doutora em Música pela UNIRIO. Apresentará a palestra “Cartografias das Escutas: habitar e mediar as sonicidades dos lugares”.


O Programa de Formação de Agentes Multiplicadores tem a realização do Ministério da Cultura, por meio do Programa Nacional de Apoio à Cultura (Pronac), e do Instituto Arte na Escola através da Rede Arte na Escola, com patrocínio da Volkswagen Caminhões e Ônibus, BIC, copatrocínio da Pragma e Bradesco, e apoio da Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro.


O Instituto Arte na Escola, responsável pela realização do programa em parceria com universidades de todo o país, já capacitou mais de 10 mil professores e impactou cerca de 50 milhões de pessoas em suas ações formativas.


Fonte: ASCOM/UENF.


terça-feira, 2 de setembro de 2025

Homem de 23 anos é morto a tiros em Itaperuna


 Um jovem identificado como Yuri Pereira da Silva, de 23 anos, foi assassinado a tiros na noite desta segunda-feira (1º) no bairro Cehab, em Itaperuna. De acordo com a Polícia Militar, a vítima foi surpreendida por dois criminosos em uma motocicleta enquanto caminhava pela Rua Maestro Francisco Gomes do Carmo, próximo à Igreja Metodista Wesleyana.


Testemunhas relataram que os suspeitos se aproximaram e efetuaram vários disparos contra o rapaz, que morreu ainda no local. A cena do crime foi isolada pela Polícia Militar até a chegada da perícia técnica.


Após os trabalhos periciais, o corpo de Yuri foi removido pelo rabecão do Corpo de Bombeiros e encaminhado ao Instituto Médico Legal (IML) do município.


O caso foi registrado na 143ª Delegacia de Polícia de Itaperuna, que investiga a autoria e a motivação do homicídio. Até o momento, ninguém foi preso.


Fonte  96,9 FM - Foto: WhatsApp/Ouvinte