segunda-feira, 16 de dezembro de 2024

Secretaria de Estado de Fazenda passa a aceitar pagamento via Pix para IPVA, ICMS e ITD

 


A Secretaria de Estado de Fazenda do Rio de Janeiro (Sefaz-RJ) liberou o pagamento via Pix para os impostos estaduais. A modalidade contempla a quitação dos tributos IPVA, ICMS e ITD e de taxas pagas por meio do Documento de Arrecadação do Estado do Rio de Janeiro (DARJ). A inovação permite que o pagamento seja feito em qualquer instituição financeira e é mais uma medida que visa melhorar o ambiente de negócios no Rio de Janeiro.


– A adoção da modalidade Pix no pagamento dos impostos veio para dar mais praticidade à população, viabilizando uma nova possibilidade de quitação que dê mais agilidade a esse processo. Quando entregamos meios mais acessíveis para esses procedimentos, o contribuinte ganha autonomia e o estado estimula a arrecadação tributária – destacou o governador Cláudio Castro.


A Sefaz-RJ emite quase 1 milhão de documentos de arrecadação por mês. As guias estão sendo geradas com o código de barras tradicional e o QRCode do Pix. Assim, os contribuintes poderão optar pela modalidade mais conveniente.


Para garantir o pagamento correto do IPVA, os donos dos cerca de 3,5 milhões de veículos emplacados no estado devem retirar a guia de pagamento de acordo com as instruções disponíveis no Portal do IPVA da Sefaz-RJ (https://portal.fazenda.rj.gov.br/ipva/). Quando o pagamento for realizado por Pix, o contribuinte deve conferir se consta o CNPJ 42.498.675/0001-52 e o nome “SEFAZ RJ – SECRETARIA DE ESTADO DE FAZENDA DO RJ” como favorecido na tela do aplicativo do seu banco.


No caso do IPVA, tanto o uso do Pix quanto a recente adoção do DARJ como novo documento de quitação darão mais agilidade no reconhecimento dos pagamentos. Esse procedimento, que antes poderia chegar a dois dias, foi reduzido para até três horas, facilitando a vida dos donos de veículos que necessitam realizar serviços no DETRAN ou obter certidão negativa na SEFAZ.


Para o pagamento de DARJ relativo a ITD e ICMS via Pix, a emissão do documento deve ser realizada exclusivamente no Portal de Pagamentos da SEFAZ-RJ: https://fazenda.rj.gov.br/pagamento. Antes de concluir, o contribuinte deve conferir os dados do favorecido na tela do aplicativo do banco: CNPJ 42.498.675/0001-52 e o nome “SEFAZ RJ – SECRETARIA DE ESTADO DE FAZENDA DO RJ”.

Fonte A Sefaz-RJ

Motociclista é assassinado a tiros em Natividade



 Magno Monteiro Esposito, de 32 anos, foi morto a tiros na noite desta sexta-feira (13) no bairro Tubiacanga, em Natividade. A vítima estava com sua motocicleta em frente a um bar quando foi alvejada por dois homens em uma moto preta. Os suspeitos dispararam cinco vezes contra Magno, que morreu no local.


De acordo com informações preliminares da Polícia Militar, o crime aconteceu por volta das 21h. Testemunhas relataram que os criminosos chegaram rapidamente, realizaram os disparos e fugiram em alta velocidade sem serem identificados.


A área foi isolada para o trabalho da perícia, e o corpo da vítima foi removido pelo rabecão do Corpo de Bombeiros e encaminhado ao Instituto Médico Legal (IML) para os procedimentos legais.


A 140ª Delegacia de Polícia, responsável pela investigação, iniciou diligências para apurar a autoria e motivação do crime. Até o momento, nenhum suspeito foi detido.


Fonte 96,9 FM/ Foto arquivo

Italva Participa de Simulado de Defesa Civil em Itaperuna

 


Servidores da Secretaria Municipal de Defesa Civil e da Secretaria de Assistência Social de Italva participaram de um Simulado de Defesa Civil do Estado, realizado na Universidade Iguaçu, campus Itaperuna/RJ. A atividade, coordenada pelo subtenente Daniel e a equipe da Regional de Defesa Civil (Redec) 11, envolveu simulações de desastres com ações integradas entre municípios, estado e federação.


O simulado teve como objetivo aperfeiçoar procedimentos técnicos e preparar as equipes para situações críticas, como as intensas chuvas típicas desta época do ano. Durante o treinamento, foram realizadas simulações de diferentes cenários de desastres, que testaram a capacidade de resposta e articulação entre as esferas governamentais.


Marivaldo Almeida, secretário de Defesa Civil de Italva, destacou a importância do exercício: “O objetivo principal é seguir unindo esforços para garantir a segurança da população”, afirmou.


A iniciativa reforça o compromisso dos órgãos públicos em aprimorar a resposta a emergências e minimizar os impactos de eventos climáticos extremos, garantindo maior segurança para os moradores da região.


Fonte  96,9 FM / Folha de Italva