segunda-feira, 16 de dezembro de 2024

Secretaria de Estado de Fazenda passa a aceitar pagamento via Pix para IPVA, ICMS e ITD

 


A Secretaria de Estado de Fazenda do Rio de Janeiro (Sefaz-RJ) liberou o pagamento via Pix para os impostos estaduais. A modalidade contempla a quitação dos tributos IPVA, ICMS e ITD e de taxas pagas por meio do Documento de Arrecadação do Estado do Rio de Janeiro (DARJ). A inovação permite que o pagamento seja feito em qualquer instituição financeira e é mais uma medida que visa melhorar o ambiente de negócios no Rio de Janeiro.


– A adoção da modalidade Pix no pagamento dos impostos veio para dar mais praticidade à população, viabilizando uma nova possibilidade de quitação que dê mais agilidade a esse processo. Quando entregamos meios mais acessíveis para esses procedimentos, o contribuinte ganha autonomia e o estado estimula a arrecadação tributária – destacou o governador Cláudio Castro.


A Sefaz-RJ emite quase 1 milhão de documentos de arrecadação por mês. As guias estão sendo geradas com o código de barras tradicional e o QRCode do Pix. Assim, os contribuintes poderão optar pela modalidade mais conveniente.


Para garantir o pagamento correto do IPVA, os donos dos cerca de 3,5 milhões de veículos emplacados no estado devem retirar a guia de pagamento de acordo com as instruções disponíveis no Portal do IPVA da Sefaz-RJ (https://portal.fazenda.rj.gov.br/ipva/). Quando o pagamento for realizado por Pix, o contribuinte deve conferir se consta o CNPJ 42.498.675/0001-52 e o nome “SEFAZ RJ – SECRETARIA DE ESTADO DE FAZENDA DO RJ” como favorecido na tela do aplicativo do seu banco.


No caso do IPVA, tanto o uso do Pix quanto a recente adoção do DARJ como novo documento de quitação darão mais agilidade no reconhecimento dos pagamentos. Esse procedimento, que antes poderia chegar a dois dias, foi reduzido para até três horas, facilitando a vida dos donos de veículos que necessitam realizar serviços no DETRAN ou obter certidão negativa na SEFAZ.


Para o pagamento de DARJ relativo a ITD e ICMS via Pix, a emissão do documento deve ser realizada exclusivamente no Portal de Pagamentos da SEFAZ-RJ: https://fazenda.rj.gov.br/pagamento. Antes de concluir, o contribuinte deve conferir os dados do favorecido na tela do aplicativo do banco: CNPJ 42.498.675/0001-52 e o nome “SEFAZ RJ – SECRETARIA DE ESTADO DE FAZENDA DO RJ”.

Fonte A Sefaz-RJ

Motociclista é assassinado a tiros em Natividade



 Magno Monteiro Esposito, de 32 anos, foi morto a tiros na noite desta sexta-feira (13) no bairro Tubiacanga, em Natividade. A vítima estava com sua motocicleta em frente a um bar quando foi alvejada por dois homens em uma moto preta. Os suspeitos dispararam cinco vezes contra Magno, que morreu no local.


De acordo com informações preliminares da Polícia Militar, o crime aconteceu por volta das 21h. Testemunhas relataram que os criminosos chegaram rapidamente, realizaram os disparos e fugiram em alta velocidade sem serem identificados.


A área foi isolada para o trabalho da perícia, e o corpo da vítima foi removido pelo rabecão do Corpo de Bombeiros e encaminhado ao Instituto Médico Legal (IML) para os procedimentos legais.


A 140ª Delegacia de Polícia, responsável pela investigação, iniciou diligências para apurar a autoria e motivação do crime. Até o momento, nenhum suspeito foi detido.


Fonte 96,9 FM/ Foto arquivo

Italva Participa de Simulado de Defesa Civil em Itaperuna

 


Servidores da Secretaria Municipal de Defesa Civil e da Secretaria de Assistência Social de Italva participaram de um Simulado de Defesa Civil do Estado, realizado na Universidade Iguaçu, campus Itaperuna/RJ. A atividade, coordenada pelo subtenente Daniel e a equipe da Regional de Defesa Civil (Redec) 11, envolveu simulações de desastres com ações integradas entre municípios, estado e federação.


O simulado teve como objetivo aperfeiçoar procedimentos técnicos e preparar as equipes para situações críticas, como as intensas chuvas típicas desta época do ano. Durante o treinamento, foram realizadas simulações de diferentes cenários de desastres, que testaram a capacidade de resposta e articulação entre as esferas governamentais.


Marivaldo Almeida, secretário de Defesa Civil de Italva, destacou a importância do exercício: “O objetivo principal é seguir unindo esforços para garantir a segurança da população”, afirmou.


A iniciativa reforça o compromisso dos órgãos públicos em aprimorar a resposta a emergências e minimizar os impactos de eventos climáticos extremos, garantindo maior segurança para os moradores da região.


Fonte  96,9 FM / Folha de Italva 

quarta-feira, 6 de novembro de 2024

Usina Cambahyba, em Campos, é tombada pela Alerj por interesse histórico

 


O projeto de Lei 2360/2023, de autoria dos deputados estaduais Marina do MST (PT) e Rodrigo Bacellar (União), que tomba o Parque Industrial da Usina Cambahyba, foi aprovado em sessão da Alerj. O assunto foi matéria de capa da última edição impressa do J3News.


Anteriormente, o projeto de lei havia sido aprovado em primeira discussão (clique aqui). Agora, após a segunda discussão ocorrida na tarde desta terça-feira (7), o local será tombada e preservado por interesse histórico.

O parque industrial é marcado por ter sido utilizado pelos militares para incinerar corpos de opositores durante a ditadura e, também, mantém lembranças de pessoas que viveram os áureos tempos do ciclo da cana-de-açúcar.


A deputada estadual Marina do MST divulgou uma nota em suas redes sociais a respeito do tombamento do parque industrial:

“Agora de forma definitiva foi aprovado o Projeto de Lei 2360/2023, que tomba o Parque Industrial da Usina Cambahyba, é uma vitória histórica para a democracia, para o fortalecimento da luta popular e para a defesa da verdade, memória e justiça. Esse local, marcado pela incineração de corpos de opositores durante a ditadura militar, carrega uma memória dolorosa que precisa ser preservada para que injustiças como essa jamais se repitam. Tombar Cambahyba é reafirmar nosso compromisso com a transformação do passado em luta por um futuro de dignidade e respeito aos direitos do povo”. Fonte  J3News./ Foto Josh

segunda-feira, 28 de outubro de 2024

Eleição em Petrópolis confirma Hingo Hammes como próximo prefeito

 


Os eleitores de Petrópolis, na região serrana do estado do Rio de Janeiro, escolheram neste domingo (27) o atual vereador da cidade Hingo Hammes (PP) para comandar a prefeitura pelos próximos quatro anos. O mandato vai de 2025 a 2029.


Com 96,63% das urnas apuradas, Hingo Hammes figura com 74,71% dos votos válidos do segundo turno e já está matematicamente eleito. Seu adversário, Yuri Almeida (Psol), aparece com 25,29%.


O segundo turno das eleições municipais acontece em cidades com mais de 200 mil habitantes em que o vencedor do primeiro turno não alcançou 50% mais um do total de votos válidos. Embora onze municípios do Rio de Janeiro pudessem ter esse cenário, ele ocorreu apenas em Petrópolis e em Niterói. Na capital do estado, pela primeira vez desde 2008, o pleito foi decidido no primeiro turno, com a reeleição de Eduardo Paes (PSD) com 60,47% dos votos válidos.


Primeiro turno

O resultado do segundo turno em Petrópolis confirmou o favoritismo de Hingo Hammes. Por pouco, ele não se elegeu no primeiro turno, quando obteve 49,96% dos votos válidos. Na ocasião, Yuri conquistou 17,77%.


O atual prefeito Rubens Bomtempo (PSB) tentou a reeleição, mas terminou o primeiro turno na terceira posição, com 17,23% dos votos válidos. Ele optou por não apoiar nenhum dos dois candidatos que disputaram o segundo turno.


Fonte: Agência Brasil/ Foto Reprodução Agência Brasil

Ricardo Nunes vence em SP e agradece vitória após campanha polarizada


 O prefeito reeleito de São Paulo, Ricardo Nunes (MDB), subiu ao palanque cerca de meia hora após o resultado ser declarado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ao lado de familiares e apoiadores, e discursou para agradecer o apoio do paulistano. O mandatário reeleito lembrou dos ataques dirigidos à sua esposa e o apoio do governador Tarcisio de Freitas, que estava ao seu lado no palco. “A campanha terminou, a hora das diferenças passou, e vamos governar para todos”, afirmou.


Ao citar as críticas e posições de seus dois principais adversários, disse que “a democracia deixou uma grande lição”.


“O equilíbrio venceu todos os extremismos. São Paulo falou e mandou recado para todo o país. O que o povo precisa é de emprego, segurança, melhorias e oportunidades”, disse.


Ele lembrou do ex-prefeito Bruno Covas, quando dizia que não se faz política com ódio. Nunes foi eleito vice-prefeito de Covas há quatro anos, e cujo filho, Tomas, esteve presente na comemoração, em meio aos políticos.


Ricardo Nunes falou das obras realizadas e do reconhecimento aos esforços de seu governo. “A política não pode ser feita com máscaras ao invés de realizações, com posições de extremos ideológicos, mas deve se preocupar com resultados concretos para a população”.


Presença constante nos palanques de campanha, o governador Tarcísio de Freitas acompanhou Nunes no evento deste domingo, e atribuiu a vitória à frente ampla formada em torno da campanha. “Foi uma vitória do trabalho sobre a lacração, e vem muito mais por aí”, disse.


Com maioria na Câmara Municipal em seu primeiro mandato, Nunes, que teve dois mandatos como vereador, teve em candidatos e parlamentares eleitos cabos eleitorais atuantes, com peso político na disputa em seus dois turnos, alguns dos quais participaram da gestão em secretarias e subprefeituras, principalmente nos dois últimos anos.


Falas polêmicas

Ricardo Nunes, que já se mostrava confiante durante entrevista concedida à imprensa após votar na zona sul da capital, pela manhã, se envolveu em polêmica durante o dia, quando o governador Tarcísio de Freitas, ao lhe acompanhar, comentou sobre factóide envolvendo suposto direcionamento da facção Primeiro Comando da Capital pelo voto de presos provisórios e familiares de presos contra candidatos de direita.


O candidato Guilherme Boulos, em coletiva durante a tarde, considerou o comentário um crime eleitoral grave. Sua campanha ajuizou ação no Tribunal Regional Eleitoral (TRE) em resposta às declarações do governador.


A declaração do governador ocorreu após falas de Nunes, que comentou a participação de Boulos em entrevista a podcast na sexta-feira (25) e reforçou as falas em que colocava o deputado federal do PSOL como um candidato “da desordem”, repetindo o tom usado durante toda a campanha.


Em nota, a assessoria de Nunes declarou que “por ora, a campanha de Ricardo Nunes (MDB) não vai se manifestar sobre os recentes pedidos de Guilherme Boulos (PSOL) à Justiça”.


Fonte: Agência Brasil/ Foto: Agência Brasil

Em Niterói, Rodrigo Neves voltará à prefeitura para 3º mandato

 


Com 57,2% dos votos válidos, Rodrigo Neves (PDT) foi eleito neste domingo (27) para um novo mandato como prefeito de Niterói. Ele já ocupou o posto por oito anos, entre 2013 e 2020.

Além de marcar seu retorno para um terceiro mandado, a eleição também confirma a hegemonia de seu grupo político na cidade. O atual prefeito Axel Grael também é do PDT e havia sido vice de Rodrigo Neves nas outras duas vezes em que ele ocupou o posto. Dessa vez, a chapa contou com Isabel Swan (PV) como candidata à vice-prefeita.


No segundo turno, Rodrigo Neves derrotou o deputado federal bolsonarista Carlos Jordy (PL). Ele obteve 42,8% dos votos válidos.


Niterói é o quinto maior colégio eleitoral do estado. Foram disponibilizados 134 locais de votação com 1.485 urnas. De acordo com o Tribunal Regional Eleitoral (TRE-RJ), 410.032 pessoas estavam aptas a participar do processo eleitoral. Dessas, 289.797 compareceram às urnas.


O segundo turno das eleições municipais acontece em cidades com mais de 200 mil habitantes em que o vencedor do primeiro turno não alcançou 50% mais um do total de votos válidos. Embora 11 municípios do Rio de Janeiro pudessem ter esse cenário, ele ocorreu apenas em Niterói e em Petrópolis. Na capital do estado, pela primeira vez desde 2008, o pleito foi decidido no primeiro turno, com a reeleição de Eduardo Paes (PSD) com 60,47% dos votos válidos.


Fonte: Agência Brasil/Foto © Rodrigo Neves/Arquivo Pessoal

quinta-feira, 24 de outubro de 2024

GAECO/MPRJ cumpre mandados de busca e apreensão contra investigados por venda de licenças ambientais em Nova Friburgo e no Noroeste em Cardoso Moreira

 


O Grupo de Atuação Especializada de Combate ao Crime Organizado do Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (GAECO/MPRJ), com o apoio de agentes da Coordenadoria de Segurança e Inteligência (CSI/MPRJ), cumpre, nesta quinta-feira (24/10), mandados de busca e apreensão em endereços ligados a 11 pessoas investigadas por supostas vendas de licenças ambientais no Município de Nova Friburgo. Entre os alvos estão oito servidores do Instituto Estadual do Ambiente (INEA), à época dos fatos lotados na Superintendência de Dois Rios (SUPRID). 


Os mandados, expedidos pela 2ª Vara Criminal de Nova Friburgo, estão sendo cumpridos em Nova Friburgo, Cordeiro, São Fidélis e Cardoso Moreira. De acordo com as investigações do GAECO/MPRJ, no âmbito de Procedimento Investigatório Criminal (PIC), as concessões ilegais causaram prejuízo estimado em R$ 20 milhões decorrente do pagamento de vantagens indevidas para os envolvidos na atividade criminosa. Aproximadamente 1.200 procedimentos administrativos estão em revisão pelo próprio INEA, com a estimativa de que cerca de 500 licenças tenham sido concedidas de forma irregular.


Segundo o GAECO/MPRJ, as licenças ilegais autorizavam loteamentos, construções e ocupações de terrenos em desacordo com a legislação ambiental. A investigação busca reunir provas sobre o suposto núcleo de uma associação criminosa, formada por servidores do INEA e consultores que atuavam como intermediários entre proprietários de áreas rurais e urbanas e os funcionários públicos. De acordo com as informações apuradas até o momento, essas licenças eram concedidas sem a devida análise, mediante pagamento, facilitado pela atuação dos intermediários. 


Fonte/MPRJ/ Foto internet

segunda-feira, 14 de outubro de 2024

Deputado Estadual Thiago Rangel de Campos dos Goytacazes é alvo de operação da Polícia Federal

 


O deputado estadual Thiago Rangel (PMB) é alvo de operação da Polícia Federal, deflagrada na manhã desta segunda-feira (14), no Rio de Janeiro.


Com participação da Receita Federal e do Ministério Público do Rio de Janeiro (MPRJ), a Operação Postos de Midas tem o objetivo de apurar a prática dos crimes de organização criminosa, fraudes em licitações, corrupção ativa e passiva, peculato, lavagem de capitais e outros, segundo a própria PF.


São cumpridos 14 mandados de busca e apreensão, em endereços residenciais, comerciais e em quatro prédios públicos, localizados no município de Campos dos Goytacazes, na Região dos Lagos, na Região Metropolitana e na Capital do Rio de Janeiro. Os mandados foram expedidos pelo Órgão Especial do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro.

 

O inquérito policial – presidido pela Delegacia Regional de Polícia Judiciária e pela Delegacia de Polícia Federal em Campos dos Goytacazes -, foi iniciado a partir do compartilhamento de provas oriundo da prisão em flagrante de um dos membros da organização criminosa investigada, considerado braço direito da pessoa apontada como Chefe da ORCRIM, o qual fora autuado em flagrante no dia 30/09/2022, pela prática de corrupção eleitoral.

 

As investigações – que contam com a participação da Receita Federal e do Ministério Público – revelaram um esquema criminoso de contratações diretas, por meio de dispensa fraudulenta de licitação, de empresas ligadas ao parlamentar estadual investigado ou “emprestadas” a ele, resultando em sobrepreço e no desvio de recursos públicos, posteriormente branqueados por meio de uma extensa rede de Postos de Combustíveis. Apura-se também a prática do direcionamento de licitações para o mesmo grupo econômico.


O nome da Operação, “Postos de Midas” é uma analogia ao Rei Midas da Frigia que, segundo a mitologia adquiriu o poder de transformar em ouro tudo que tocava. O nome faz referência ao crescimento exponencial do patrimônio do investigado que, quando concorreu ao cargo de vereador pelo Município de Campos dos Goytacazes, declarou um patrimônio de R$ 224.000,00 (duzentos e vinte e quatro mil reais) composto por dois veículos, participação no valor de sessenta mil reais em um posto de gasolina e um jet esqui. Já em 2022, quando concorreu ao cargo de Deputado Estadual, declarou um patrimônio de R$ 1.972.000,00 (um milhão novecentos e setenta e dois mil reais). E, atualmente, conta com uma vasta rede de Postos de Combustíveis, composta de 18 postos, além de 12 empresas identificadas na investigação. Fonte J3News/Foto: Reprodução

 


*

domingo, 6 de outubro de 2024

Lista de vereadores eleitos em Itaperuna


 


Sargento Cristiane         
                                       

10.123

REP

2,37 %

1.328 votos

Elia Cruz

22.500

PL

2,29 %

1.285 votos

Ademir Pessanha

33.580

MOB

2,16 %

1.212 votos

Vivi Dentista

11.200

PP

2,02 %

1.131 votos

Carlinhos Peixeiro

27.000

DC

1,84 %

1.033 vot

44.190

UNIÃO

3,24 %

1.821 votos

Eduardo Do Toldo

55.123

PSD

2,95 %

1.656 votos

Paulo Cesar Contador

55.612

PSD

2,84 %

1.593 votos

Jeffinho Boa Ventura

44.789

UNIÃO

2,66 %

1.494 votos

Jeffinho Enfermeiro

33.222

MOB

2,55 %

1.433 votos 

Wellington Do Guaritá

22.111

PL

2,46 %

1.378 votos

Barata Da Saúde

77.135

SD

2,45 %

1.374 votos

Wendel Tatu

10.123

REP

2,37 %

1.328 votos

Magno Barbeiro

27.123

DC

1,55 %

872 votos

Nel é eleito prefeito de Itaperuna



 Com 100% das urnas contabilizadas, Nel, do PL, foi eleito com 43,14% dos votos, totalizando 24.004 sufrágios. O atual prefeito Alfredão, do União, que buscava a reeleição, ficou em segundo lugar com 33,71% (18.755 votos).

Serginho Cyrillo foi reeleito em Bom Jesus

 

Com 71,09%, Serginho Cyrillo foi reeleito em Bom Jesus do Itabapoana. Ele obteve 15.945 votos válidos.


Segundo colocado, Savinho (Cidadania) teve 18,53% dos votos. J3News/Foto internet.

Wladimir Garotinho está reeleito em Campos

 

Com 86.68 urnas apuradas, Wladimir Garotinho (PP) está matematicamente reeleito à Prefeitura de Campos. O candidato já aparecia como vitorioso no primeiro turno nas pesquisas de intenção de voto.


A candidata Delegada Madeleine (União) foi a segunda mais votada e o Professor Jefferson (PT) ficou em terceiro.


História política de Wladimir


Foi o candidato a prefeito mais votado no segundo turno em 2020. Ele também foi deputado federal. Filiado ao PRP, em 2018, Wladimir foi o candidato a obter mais votos em Campos com 39.998 votos para deputado.


O pai de Wladimir, Anthony Garotinho, também foi chefe do Executivo municipal duas vezes e Rosinha Garotinho, a mãe, outras duas. Fonte J3News/Foto internet.

quarta-feira, 2 de outubro de 2024

Decisão em Brasília suspende condenação e mantém candidatura de Garotinho

 

O ministro Luis Felipe Salomão, vice-presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ), concedeu na tarde desta quarta-feira (2), uma liminar que permite a candidatura do ex-governador Anthony Garotinho a vereador do Rio de Janeiro, nestas eleições municipais.


A decisão acontece um dia após o Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro (TRE-RJ) manter a candidatura de Garotinho impugnada. Um mês antes, o Ministério Público Eleitoral (MPE) havia apontado a inelegibilidade do ex-governador até 2026, por conta de uma condenação por improbidade administrativa em 2018.

 

De acordo com o MPE, Garotinho foi condenado por participar de um esquema que desviou R$ 234,4 milhões da Secretaria Estadual de Saúde, nos anos de 2005 e 2006. Na ocasião, ele era secretário de governo e sua mulher, Rosinha Matheus, ocupava o cago de governadora.


A liminar do STJ suspende a decisão anterior até que o recurso da defesa de Garotinho, relacionado à Lei de Improbidade, seja julgado de forma definitiva. Fonte J3News/Foto: Reprodução

segunda-feira, 30 de setembro de 2024

Eleições 2024: eleitores não podem ser presos a partir desta terça

 

Os eleitores não poderão ser presos ou detidos a partir desta terça-feira (1º), cinco dias antes do primeiro turno das eleições municipais de 2024, que será realizado no próximo domingo (6). A medida valerá até terça-feira (8), 48 horas após o encerramento da eleição.

De acordo com o Código Eleitoral (Lei 4.737/1965) (clique aqui), no Artigo 236, as exceções são para prisão em flagrante delito; em virtude de sentença condenatória por crime inafiançável; ou por desrespeito a salvo-conduto.


No caso de detenção nesse período, a pessoa será imediatamente conduzido à presença do juiz competente, que verificará a legalidade da prisão. Caso o crime não se encaixe em uma das três situações citadas, a prisão será relaxada.


O mesmo artigo também prevê que os mesários e candidatos não podem ser detidos ou presos, salvo em razão de flagrante, pelo período de 15 dias antes da eleição, em vigor desde 21 de setembro.


Fonte: Agência Brasil/Foto: Reprodução/ Agência Brasil


TRE-RJ divulga restrições para fim de semana das eleições municipais

 


O Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro (TRE-RJ) divulgou nesta segunda-feira (30) uma portaria conjunta, assinada pelos quatro juízes eleitorais de Campos, com restrições e orientações para o dia e a véspera das Eleições Municipais 2024, a serem seguidas no município. O pleito acontece no próximo domingo, dia 6 de outubro.


A publicação tem o intuito de informar à população sobre a proibição de funcionamento do comércio ambulante, da venda de bebida alcoólica e do estacionamento de veículos não autorizados próximos aos locais de votação, no dia e na véspera da eleição de 2024, além de outras determinações.


Confira as proibições indicadas pelo TRE-RJ:

Venda e consumo de bebidas alcoólicas em distância inferior a 100 metros dos locais de votação, das 18h do sábado (5), véspera da eleição, até às 17h de domingo (6), quando se encerra o pleito;

Funcionamento do comércio ambulante no dia da eleição;

Estacionamento de veículos de quaisquer espécies, em distância a menos de 50 metros dos locais de votação, ressalvados os veículos a serviço da Justiça Eleitoral. devidamente identificados, bem como, veículos transportando eleitores com deficiência de locomoção, mobilidade reduzida e demais casos previstos na lei, por tempo suficiente para o transbordo;

Porte de armas dentro dos locais de votação, ressalvada os integrantes das Forças de Segurança em serviço junto a Justiça Eleitoral e quando autorizados ou convocados pela autoridade eleitoral competente ou quando autorizados porlei;

Entrada de eleitores com celular na cabine de votação.

A portaria é assinada pelos seguintes juízes eleitorais:

Márcio Roberto da Costa (75ª Zona Eleitoral), responsável por representações e prestação de contas;

Leonardo Cajueiro de Azevedo (76ª Zona Eleitoral), responsável pelo registro de candidaturas;

Glaucenir Silva de Oliveira (98ª Zona Eleitoral), responsável pelo pólo eleitoral;

Luís Augusto Tuon (129ª Zona Eleitoral), responsável pela propaganda eleitoral e fiscalização de campanha. Fonte    J3News/Foto internet/ Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro – TRE-RJ


domingo, 22 de setembro de 2024

TSE define regras para atuação da Polícia Rodoviária nas eleições

 


O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e o Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) definiram nesta quinta-feira (19) as regras para operações de patrulhamento da Polícia Rodoviária Federal (PRF) durante as eleições municipais.

De acordo com uma portaria conjunta assinada pela presidente do TSE, ministra Cármen Lúcia, e o ministro da Justiça, Ricardo Lewandowski, a PRF não poderá dificultar a circulação dos eleitores nos dias 6 e 27 de outubro, datas do primeiro e segundo turnos.


Pelas regras, estarão proibidas as operações que tiverem como único intuito o bloqueio do trânsito de veículos para verificação da situação veicular.


A abordagem dos motoristas infratores e de veículos poderá ser realizada pelos agentes, mas em situações de flagrante desrespeito às regras de trânsito e para conter condutas que coloquem em risco à vida dos demais motoristas.


A portaria também prevê que a PRF deverá comunicar previamente aos tribunais regionais eleitorais (TREs) a realização de operações que não se enquadram nas hipóteses de flagrante. Nesses casos, a corporação deverá informar a justificativa e o local da blitz, estabelecendo rotas alternativas para garantir a livre locomoção dos motoristas que não estivem em situação regular.


Durante a cerimônia de assinatura da portaria, a ministra Cármen Lúcia disse que as providências foram adotadas após “exO Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e o Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) definiram nesta quinta-feira (19) as regras para operações de patrulhamento da Polícia Rodoviária Federal (PRF) durante as eleições municipais.

De acordo com uma portaria conjunta assinada pela presidente do TSE, ministra Cármen Lúcia, e o ministro da Justiça, Ricardo Lewandowski, a PRF não poderá dificultar a circulação dos eleitores nos dias 6 e 27 de outubro, datas do primeiro e segundo turnos.


Pelas regras, estarão proibidas as operações que tiverem como único intuito o bloqueio do trânsito de veículos para verificação da situação veicular.


A abordagem dos motoristas infratores e de veículos poderá ser realizada pelos agentes, mas em situações de flagrante desrespeito às regras de trânsito e para conter condutas que coloquem em risco à vida dos demais motoristas.


A portaria também prevê que a PRF deverá comunicar previamente aos tribunais regionais eleitorais (TREs) a realização de operações que não se enquadram nas hipóteses de flagrante. Nesses casos, a corporação deverá informar a justificativa e o local da blitz, estabelecendo rotas alternativas para garantir a livre locomoção dos motoristas que não estivem em situação regular.


Durante a cerimônia de assinatura da portaria, a ministra Cármen Lúcia disse que as providências foram adotadas após “experiências contrárias à democracia”.


O ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, disse que as forças de segurança do governo vão assegurar o trânsito livre dos eleitores pelas rodovias do país.


Fonte: Agência Brasil/Foto: Reprodução/ Agência Brasil



segunda-feira, 16 de setembro de 2024

Jovem é assassinado a tiros em Itaperuna durante campanha


 Um jovem foi assassinado a tiros durante um ato de campanha do prefeito de Itaperuna e candidato à reeleição, Alfredão. De acordo com a Polícia Militar, o crime aconteceu neste  sábado (14), na rua José Maria da Gama.


Alfredão usou as redes sociais para manifestar pesar em relação ao ocorrido e divulgou uma nota. “Lamentamos profundamente o assassinato do jovem Thiago, no São Matheus, quando nos acompanhava durante a nossa Motociata, uma ação de promoção da paz e de um futuro melhor para nossa cidade. Que Deus dê força e amparo à sua família neste momento de dor”Em nota, a assessoria da Polícia Civil disse que “a investigação está em andamento na 143ª DP (Itaperuna) para identificar o autor dos disparos e esclarecer a motivação do crime”. Fonte J3News/Foto internet.


Rio prepara plano de contingência para enfrentar crise hídrica


 Após reunião com diversos órgãos, o governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro, informou que o governo prepara um plano de contingência para a crise hídrica provocada pela seca dos rios. Segundo ele, dois milhões de pessoas residentes de municípios como Niterói, São Gonçalo, Itaboraí, Maricá, entre outros, já estão sofrendo com a redução do abastecimento.


“Então é algo que antes que se agrave, nós já estamos trabalhando e essa conversa foi fundamental para encontrar soluções como o envio de carro-pipa, ações de contingência e publicidade para que a gente possa diminuir os efeitos dessa crise hídrica porque ela é do Brasil não é só do Rio de Janeiro”, disse o governador na manhã desta segunda-feira (16).


Segundo a Companhia Estadual de Águas e Esgotos do Rio de Janeiro, 10% do fornecimento de água já foram reduzidos para as pessoas atendidas pelo Sistema Imunana-Laranjal. De acordo com a companhia, se a situação persistir pode haver mais redução de abastecimento de água.


Conforme o governo do estado, serão disponibilizados carros-pipa para as regiões afetadas, priorizando escolas, creches e hospitais. Em razão da seca, os sistemas de abastecimento de Mangaratiba, Maca, Acari, além do Imunana- Laranjal estão em alerta.


As represas do Sistema Acari (Tinguá, Xerém, Rio D’Ouro, São Pedro e Mantiquira) que abastecem parte da Baixada Fluminense, enfrentam estiagem histórica. Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil/ Fonte AGÊNCIA BRASIL

segunda-feira, 9 de setembro de 2024

Partidos e candidatos têm até sexta-feira para prestar contas ao TSE

 

A partir desta segunda-feira, candidatos e partidos que vão disputar cargos nas eleições municipais deste ano devem enviar as prestações de contas parciais de suas campanhas à Justiça Eleitoral. O prazo termina na próxima sexta-feira (13).


De acordo com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), a documentação deve ser registrada no Sistema de Prestação de Contas Eleitorais (SPCE) e deve incluir todas as movimentações de dinheiro realizadas desde o começo da campanha até 8 de setembro.


O TSE ressalta ser fundamental cumprir a obrigação no prazo estabelecido, conforme calendário eleitoral. “Além de ser uma exigência legal, é uma prática que reforça o compromisso de partidos, candidatas e candidatos com a transparência e com o respeito às normas eleitorais”.


Ainda de acordo com o TSE, ao prestar contas de forma clara e precisa, partidos e candidatos contribuem “para a celeridade e a lisura do processo eleitoral e para a confiança da população nas instituições democráticas”.


“A não apresentação tempestiva da prestação de contas parcial ou a sua entrega de forma que não corresponda à efetiva movimentação de recursos caracteriza infração grave – salvo justificativa acolhida pela Justiça Eleitoral –, que será apurada no julgamento da prestação de contas final”, diz o TSE.


Divulgação

As informações prestadas nesta etapa, segundo o TSE, serão disponibilizadas posteriormente no sistema DivulgaCandContas, acessível ao público. A plataforma permite que qualquer cidadão consulte as contas de campanha de todas as candidaturas e de todos os partidos.


Por meio do sistema, é possível ainda verificar detalhes como doações recebidas, despesas realizadas e a origem dos recursos utilizados nas campanhas. Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil/ Fonte AGÊNCIA BRASIL



Cartões de resposta “Enem dos Concursos” podem ser acessados a partir desta terça-feira


 Todas as pessoas que prestaram o Concurso Público Nacional Unificado (CPNU) podem acessar, a partir das 10h desta terça-feira, 10 de setembro, as imagens digitalizadas dos cartões de resposta preenchidos durante a aplicação das provas em todo o país. As interessadas poderão acessar o material na área do candidato (clique aqui), mesma página em que foi realizada a inscrição para o certame.


Com cerca de 1 milhão de participantes, o Concurso unificado se consagrou como a maior seleção pública da história do país, com provas aplicadas em 228 cidades brasileiras. O “Enem dos Concursos” (como também ficou conhecido) contou com inscrições de 2,1 milhões de brasileiros e brasileiras. São 6.640 vagas distribuídas em 21 órgãos federais. Em todo o Brasil, 228 cidades receberam as provas. Foram cerca de 3,6 mil locais de aplicação, distribuídos entre escolas e instituições de ensino superior. Aproximadamente 72 mil salas foram reservadas para o certame.


As notas finais das provas objetivas e a nota preliminar da discursiva serão divulgadas dia 08 de outubro, com dois dias para pedidos de revisão das notas da discursiva: 8 e 9 de outubro. Também no dia 08 de outubro, será feita a convocação para o envio de títulos pela internet.


A divulgação do resultado definitivo da seleção está prevista para 21 de novembro. Já a etapa de convocação para posse e realização de cursos de formação inicia em janeiro de 2025.


Confira o cronograma completo do CPNU:


10/09 | Disponibilização da imagem do cartão-resposta.


08/10 | Divulgação das notas finais das provas objetivas e da nota preliminar da discursiva


8 e 9/10 | Interposição de eventuais pedidos de revisão das notas da discursiva


8/10 | Convocação para o envio de títulos (via upload)


9 e 10/10 | Envio dos títulos


17/10 | Divulgação do resultado dos pedidos de revisão das notas da prova discursiva


17/10 | Convocação para o procedimento de verificação da condição declarada para concorrer às vagas reservadas aos candidatos negros, da condição declarada para concorrer às vagas reservadas aos candidatos indígenas (exclusivamente para os cargos da Funai)


17 a 25/10 | Prazo para perícia médica (avaliação biopsicossocial) dos candidatos que se declararem com deficiência, para verificar se efetivamente se trata de pessoas com deficiência


2 e 3/11 | Procedimento de verificação da condição declarada para concorrer às vagas reservadas aos candidatos negros.


2 e 3/11 | Procedimento de confirmação da condição declarada para concorrer às vagas reservadas aos candidatos indígenas


4/11 | Resultado preliminar da avaliação de títulos.


4 e 5/11 | Prazo para interposição de eventuais recursos quanto ao resultado preliminar da avaliação de títulos.


13/11 | Divulgação dos resultados preliminares da avaliação da veracidade da autodeclaração prestada por candidatos concorrentes às vagas reservadas para negros e indígenas e da avaliação biopsicossocial dos candidatos que se declararem com deficiência


13 e 14/11 | Prazo para interposição de eventuais recursos quanto aos resultados preliminares da avaliação da veracidade da autodeclaração prestada por candidatos concorrentes às vagas reservadas para negros e indígenas e da avaliação biopsicossocial dos candidatos que se declararem com deficiência


19/11 | Divulgação do resultado dos pedidos de revisão das notas dos títulos


21/11 | Previsão de divulgação dos resultados finais


Fonte: Secom/Presidência da República/Foto: Divulgação/ Secom Presidência da República

Empossado novo Secretário de Estado de Polícia Civil do Rio de Janeiro


 O governador Cláudio Castro empossou, nesta sexta-feira (06/09), o novo secretário de Polícia Civil, Felipe Curi, para fortalecer as políticas de segurança do Estado e promover maior integração entre as Forças de Segurança. A cerimônia aconteceu no auditório da Cidade da Polícia, no Jacaré, na Zona Norte do Rio.


Ao lado do secretário de Segurança Pública, Victor dos Santos, Castro destacou os avanços da gestão anterior, como a modernização das delegacias e os investimentos em novas tecnologias. 


“Agradeço ao delegado Marcus Amim por todo o trabalho prestado na Polícia Civil e dou as boas-vindas a Felipe Curi, que terá a missão de intensificar o combate à criminalidade, promovendo uma maior união entre as Forças de Segurança em benefício da população fluminense”, afirmou Cláudio Castro.


Felipe Curi se destacou pela criação de uma força-tarefa, que prendeu mais de mil criminosos em operações contra milícias na Zona Oeste e na Baixada Fluminense. Ex-diretor dos departamentos de Homicídios e Polícia Especializada e ex-subsecretário de Planejamento e Integração Operacional, ele também liderou ações de grande repercussão, como as prisões de Wellington da Silva Braga, o “Ecko”, Edmilson Gomes, conhecido como “Macaquinho”, e Rodrigo dos Santos, o “Latrell”. Ao longo de sua carreira, Curi acumula a prisão de mais de 5 mil criminosos.


“Minha gestão será focada no combate ao crime e cuidado com os nossos agentes. Estou atento às demandas dos nossos policiais e farei a interlocução entre os agentes e poderes Executivo e Legislativo, para o sucesso do trabalho. Na minha equipe, conto com pessoas absolutamente legitimadas na instituição com um projeto comum, de levar segurança para a população. Peço que não façam por mim, mas pela sociedade e por suas famílias. Somos clientes do serviço que prestamos”, disse o novo secretário de Polícia Civil.


Durante a cerimônia, Curi também empossou os delegados que vão compor a nova administração da Polícia Civil. A escolha foi estratégica, considerando a experiência e expertise de cada policial.

Fonte: Ascom/Governo do Estado do RJ/Foto: Divulgação/Secom Gov RJ


segunda-feira, 2 de setembro de 2024

Entenda as responsabilidades dos municípios na educação pública

 


Há dois anos, Esteffane de Oliveira, 25 anos, moradora da Cidade de Deus, em Japarepaguá, na zona oeste do Rio de Janeiro, tenta conseguir vaga em creche pública para a filha, Maytê, que tem 2 anos. Para conseguir trabalhar e sustentar a casa, muitas vezes Esteffane acaba deixando a filha menor com a outra filha, Ana, de apenas 7 anos. "Eles falam para mim que não tem vaga, que está tudo cheio. Eu até choro, está ficando muito complicado".


O caso de Esteffane está na Justiça. Ela é uma das 7,5 mil crianças que esperam vagas em creches no Rio de Janeiro, de acordo com a Secretaria Municipal de Educação. Em todo o país, segundo a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua 2023 (PNAD Contínua 2023) cerca de 2,3 milhões de crianças de 0 a 3 anos não estão em creches por alguma dificuldade de acessar o serviço, seja por falta de escola, inexistência de vaga ou porque a instituição de ensino não aceitou o aluno por causa da idade.


A educação infantil é uma das principais competências do município em relação à educação e um dos maiores desafios para as próximas gestões que serão eleitas este ano.


A educação, para Esteffane, é uma das demandas prioritárias. Os outros dois filhos, Ana e Pierre, de 4 anos, estão matriculados em escola próxima à casa deles. Agora só falta Maytê. "Minha filha de 7 anos sabe ler, faz conta, faz tudo. Meu filho de 4 está aprendendo agora também. E eu queria que ela já entrasse na creche, porque já vai sabendo o ritmo, como é a escola", diz a mãe.


Além da aprendizagem das crianças, Esteffane sente-se segura deixando as crianças na escola. "Isso para mim é muito importante, entendeu? Eu vou trabalhar com a minha mente mais tranquila".


A Constituição Federal estabelece a educação como direito de todos e dever do Estado e da família. De acordo com o Artigo 211, os sistemas de ensino federal, estadual e municipal devem se organizar em regime de colaboração. Os municípios devem atuar prioritariamente no ensino fundamental e na educação infantil, que abrange creches (que atendem bebês e crianças de até 3 anos) e pré-escolas (4 e 5 anos). A Constituição estabelece que as prefeituras destinem, no mínimo, 25% de sua arrecadação à educação.


Os municípios também devem estar atentos à prestação de alguns serviços para que a educação seja garantida aos estudantes: o transporte escolar, a merenda dos estudantes, a qualidade do ensino e o financiamento, que abrange o salário dos professores. Em regime de colaboração, o governo federal oferece apoio por meio de iniciativas como o Programa Nacional de Apoio ao Transporte do Escolar (Pnate) e o Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae).


Representantes

No dia 6 de outubro, mais de 150 milhões de eleitores poderão comparecer às urnas e votar em candidaturas para os cargos de prefeito e vereador. As pautas educacionais estão entre as que são citadas por candidatos e que fazem parte das promessas de campanha. Pesquisa Genial Quaest, divulgada em julho deste ano, mostra que entre os principais problemas considerados pelos eleitores estão economia (citada por 21% dos entrevistados); violência (19%); questões sociais (18%); saúde (15%); corrupção (12%) e educação (8%).


Segundo a professora do Departamento de Ciência Política da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Mayra Goulart, o resultado da pesquisa mostra "algo desfavorável em termo das percepções sobre educação nessa lista de principais temas", aparecendo em último lugar entre os assuntos considerados. No entanto, o Pé de Meia, voltado para estudantes do ensino médio, aparece entre os programas mais conhecidos e aprovados do governo Lula, mostrando que a educação têm relevância diante do eleitorado.


As demandas da população são muitas, como a de Esteffane por vaga em creche, mas nem todas são de competência municipal, que deve ter como foco principalmente a educação infantil e o ensino fundamental. Promessas que fogem a essa alçada geralmente não são cumpridas.


A área da educação virou também terreno de disputa. "O tema da educação aparece de outra forma por causa da polarização com a extrema direita que fala muito de Escola sem Partido, de ideologia de gênero na escola. É nesse sentido que a educação tem sido disputada, a partir da ideia de que tem que ficar a cargo da família, o que contrasta com a ideia de que a educação tem que ficar a cargo do Estado e das instituições republicanas", afirma Mayra.


A professora recomenda aos eleitores acompanhar o trabalho dos candidatos. Essa é uma forma de não cair em falsas promessas e de pressionar para que sejam cumpridas as que foram feitas. "A participação do eleitor no acompanhamento, no controle sobre o representante, vendo se ele está cumprindo a função de representação, acho que é a chave para se proteger de falsas promessas e responsabilizar os representantes quando eles não cumprem suas propostas", alertou. Fonte Agência Brasil/Foto arquivo Agência Brasil

segunda-feira, 26 de agosto de 2024

Acidente tira a vida de sargento da PM em Miracema

 


O terceiro-sargento Caio Cesar Tofano e Silva estava dirigindo o carro dele quando  colidiu-se com um ônibus da Viação Brasil na RJ 116, na chegada da cidade, dentre os passageiros não houve feridos, na tarde de sábado (24).

Caio pertencia ao 36º BPM/Pádua, e perdeu a vida no local do acidente, pois quando as equipes do Corpo de Bombeiros Militar chegaram, já não havia mais jeito. Ele era um policial vibrador,  e recentemente foi alvo de reportagem em O Dia, por ser um dos carinhosos cuidadores do cão Chorão, o caramelo mascote da companhia da PM responsável pela área de Miracema, e participante de uma operação policial de destaque. Fonte Jornal O Dia/Foto Rede Social


Secretaria Estadual de Educação abre 600 vagas para pesquisadores bolsistas


 Uma iniciativa importante para conhecer ainda mais a escola e promover a cultura de paz. Estão abertas as inscrições para pesquisadores bolsistas em Psicologia, Serviço Social, Pedagogia e outras licenciaturas, para a Pesquisa e Avaliação Multidimensional da Educação, que vai mapear as demandas psicológicas, sociais e pedagógicas nas unidades escolares. São 689 vagas, e os interessados devem se inscrever no endereço https://funrioms.selecao.net.br/informacoes/16/.


“Esses profissionais vão atuar na linha de frente e nos ajudarão a entender as principais necessidades psicossociais da comunidade escolar como um todo”, afirmou a secretária de Estado de Educação, Roberta Barreto, que acredita que o projeto será importante para promover mais qualidade na educação dos estudantes.


A pesquisa vai mapear as demandas psicológicas, sociais e pedagógicas dos estudantes e responsáveis, professores e diretores, e atuar em casos pontuais de violência no ambiente escolar. Ela faz parte do Plano de Ações Integradas de Segurança e Cultura de Paz nas Escolas (SegPaz), elaborado pela Seeduc-RJ, dentro das propostas apresentadas pelo Comitê Intersetorial de Segurança nas Escolas, criado pelo governador Cláudio Castro em 2023.


Esta medida também atende à Lei Federal 13935-2019, que estabelece que municípios e estados devem prestar assistência psicológica e social, uma vez que estudos realizados afirmam que alunos com problemas psicológicos acabam sendo impactados diretamente na vida escolar com baixo rendimento e evasão escolar. Além disso, esses jovens tendem a piorar o relacionamento com seus familiares ou figuras de autoridade.


“Com isso, poderemos nos anteceder a possíveis situações de ameaças, bullying, racismo, furto, agressão, entre outras violações de direitos, e agir para adotar políticas públicas preventivas para evitar situações de conflito nas escolas”, destacou a secretária Roberta Barreto.


Essa atividade é mais um passo que aproxima a Secretaria de Estado de Educação da comunidade escolar, para garantir uma cultura de paz e a promoção de segurança nas unidades escolares.


Fonte: Secom/Foto: Divulgação


quinta-feira, 22 de agosto de 2024

MP pede a impugnação da candidatura de Garotinho, condenado por improbidade


 O Ministério Público Eleitoral (MPE), por meio da 125ª Promotoria Eleitoral, ajuizou uma Ação de Impugnação da candidatura do ex-governador Anthony Garotinho ao cargo de vereador, no município do Rio de Janeiro. Segundo a ação, devido a uma condenação por improbidade administrativa em 2018, Anthony Garotinho está inelegível por oito anos, ou seja, até o ano de 2026.


A Ação de Impugnação relata que Garotinho foi condenado em uma Ação Civil Pública ajuizada pelo Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ) por dano ao patrimônio público. Na ação que resultou na condenação, Garotinho foi denunciado por participar de um esquema criminoso que desviou R$ 234,4 milhões da Secretaria Estadual de Saúde, entre 2005 e 2006. Na época, o estado era governado pela mulher do político, Rosinha Matheus, e Garotinho era secretário de Estado de Governo.


Na ocasião, foi confirmada a indevida dispensa de licitação, com contratação ilícita da Fundação Pró-Cefet para a gestão do projeto “Saúde em Movimento”, que custou aos cofres públicos um total de R$ 234 milhões, tendo Garotinho intercedido para que fosse rompido o então vigente contrato com a Fundação Escola de Serviço Público (Fesp), que administrava o projeto, abrindo caminho para o acordo com a Pró-Cefet.


“Restou demonstrado que houve indevida dispensa de licitação, com contratação ilícita da Fundação Pró-Cefet e, a partir dessa contratação, seguiram-se as demais, com vultoso prejuízo ao Erário Público, ante o desvio de recursos. Como secretário de Estado de Governo, intercedeu para que fosse extinta a contratação da Fesp, abrindo caminho para a contração da Pró-Cefet e, a partir daí, para a montagem e funcionamento do esquema de desvio de verbas”, diz um dos trechos do acordão proferido em 2018 pela 15ª Câmara Cível, citado na Ação de Impugnação de Registro de Candidatura.


Fonte: Ascom/MPRJ/Foto: Reprodução

Roteadores wi-fi são apreendidos em presídio de Campos

 


Três modens roteadores wi-fi, 22 aparelhos celulares e 1,3 kg de drogas foram apreendidos no Presídio Carlos Tinoco da Fonseca, em Campos. O material foi encontrado em uma cela, por policiais penais da unidade e da Coordenação Norte e Noroeste.


A Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap) confirmou que os equipamentos foram localizados durante procedimento de rotina, nesta terça-feira (20). O caso foi registrado na 146ª Delegacia de Polícia (Guarus). Fonte Jornal Terceira Via/ Foto: Divulgação/Seap

sexta-feira, 16 de agosto de 2024

Cinco nomes estão na disputa para Prefeitura de Itaperuna

Foi dada a largada para campanha eleitoral de 2024. O Município de Itaperuna terá cinco candidaturas para prefeitura, entre elas, a do atual prefeito Alfredão. 






 

Nome Completo:ADILSON RIBEIRO RODRIGUES

Data de Nascimento:17/04/1960

Gênero:Masculino

Cor / Raça:Branca

Quilombola:Não

Estado Civil:Casado(a)

Grau de Instrução:Superior Completo

Ocupação:Jornalista e Redator

Nacionalidade / Naturalidade:Brasileira Nata / RJ-Porciúncula

Candidato a reeleição:Não

Coligação:Por uma nova Itaperuna

Composição da Coligação:Federação BRASIL DA ESPERANÇA - FE BRASIL(PT/PC do B/PV) / Federação PSOL REDE(PSOL/REDE)

Limite Legal de Gastos 1º Turno:R$ 592.665,94



Nome Completo:ALFREDO PAULO MARQUES RODRIGUES

Data de Nascimento:17/09/1957

Gênero:Masculino

Cor / Raça:Branca

Quilombola:Não

Estado Civil:Viúvo(a)

Grau de Instrução:Superior Completo

Ocupação:Prefeito

Nacionalidade / Naturalidade:Brasileira Nata / RJ-Itaperuna

Candidato a reeleição:Sim

Coligação:ITAPERUNA: AVANÇANDO COM CONFIANÇA

Composição da Coligação:PSD / PSB / PRD / MOBILIZA / DC / AVANTE / PP / UNIÃO

Limite Legal de Gastos 1º Turno:R$ 592.665,94


Nome Completo:BRUNO SÁ MONTEIRO DE BARROS

Data de Nascimento:05/10/1974

Gênero:Masculino

Cor / Raça:Branca

Etnia Indígena:Não Informado

Quilombola:Não

Estado Civil:Casado(a)

Grau de Instrução:Superior Completo

Ocupação:Médico

Nacionalidade / Naturalidade:Brasileira Nata / RJ-Niterói

Candidato a reeleição:Não

Coligação:Um futuro NOVO com a força do POVO

Composição da Coligação:NOVO / PMB

Limite Legal de Gastos 1º Turno:R$ 592.665,94



Nome Completo:RICARDO TINOCO NOVAES

Data de Nascimento:01/12/1966

Gênero:Masculino

Orientação sexual:Heterossexual

Cor / Raça:Branca

Etnia Indígena:Não Informado

Quilombola:Não

Estado Civil:Casado(a)

Grau de Instrução:Superior Completo

Ocupação:Empresário

Nacionalidade / Naturalidade:Brasileira Nata / RJ-Itaperuna

Candidato a reeleição:Não

Coligação:ITAPERUNA RUMO À MUDANÇA

Composição da Coligação:PDT / AGIR / PODE / REPUBLICANOS

Limite Legal de Gastos 1º Turno:R$ 592.665,94


Nome Completo:EMANUEL MEDEIROS DA SILVA

Data de Nascimento:31/01/1971

Gênero:Masculino

Identidade de gênero:Cisgênero

Orientação sexual:Heterossexual

Cor / Raça:Parda

Etnia Indígena:Não Informado

Quilombola:Não

Estado Civil:Casado(a)

Grau de Instrução:Ensino Médio Completo

Ocupação:Outros

Nacionalidade / Naturalidade:Brasileira Nata / RJ-Itaperuna

Candidato a reeleição:Não

Coligação:ITAPERUNA DE TODOS NÓS

Composição da Coligação:PRTB / SOLIDARIEDADE / PL / MDB

Limite Legal de Gastos 1º Turno:R$ 592.665,94

 

 Fonte. Divulgação de Candidaturas e Contas Eleitorais /divulgacandcontas.tse.jus.br

Eleições Municipais 2024

Campanhas eleitorais começam nesta sexta; veja o que é permitido

 


A partir desta sexta-feira (16) começa oficialmente a campanha paras as eleições municipais de outubro, sendo liberadas as propagandas e os pedidos de votos, na internet e nas ruas. A campanha ocorre até a véspera da votação, marcada para 6 de outubro. 


São permitidos, por exemplo, a distribuição de santinhos, as caminhadas, carreatas, os comícios, o uso de equipamentos de som e outros tipos de manifestação política, bem como a transmissão desses eventos pelas redes sociais.  


Pelas regras, os candidatos podem lançar seus sites e pedir votos em perfis de rede social e aplicativos de mensagem, embora seja proibida a contratação de disparos em massa. 


Também está proibido pagar para que personalidades e influenciadores veiculem propagandas de candidatos em seus perfis na internet, ainda que essas pessoas possam manifestar voluntariamente o apoio a candidatos e fazer a veiculação gratuita de material de campanha.


O impulsionamento de propagandas na internet - isto é, o pagamento por maior alcance de pessoas - está permitido sob uma série de condicionantes, entre elas a de que a plataforma a oferecer o serviço mantenha um canal de atendimento ao eleitor, por exemplo. Essas exigências fizeram empresas como o Google deixar de participar desse mercado. A big tech anunciou que neste ano não vai permitir propagandas eleitorais em suas plataformas no Brasil. 


As propagandas eleitorais que começam hoje (16) não devem ser confundidas com o horário eleitoral gratuito em rádio e TV, que será transmitido de 30 de agosto a 3 de outubro. O uso desses meios de comunicação de massa é mais restrito, sendo proibida a contratação de espaço publicitário além do tempo estipulado pela Justiça Eleitoral para cada partido. 


Inteligência Artificial 

Esse deve ser ainda o primeiro pleito no Brasil diretamente impactado por novas tecnologias de Inteligência Artificial (IA), aquelas capazes de produzir imagens e sons sintéticos muito próximos do real.


Diante da ausência de leis sobre IA no país, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) decidiu se adiantar e aprovar regras para regular a utilização desse tipo de tecnologia nas propagandas eleitorais. Pelas regras aprovadas, o uso de “conteúdo sintético multimídia” gerado por IA deve sempre vir acompanhado de um alerta sobre sua utilização, seja em qualquer modalidade de propaganda eleitoral. 


Nas peças no rádio, por exemplo, se houver sons criados por IA isso deve ser alertado ao ouvinte antes de a propaganda ir ao ar. Imagens estáticas exigem marca d’água, enquanto material audiovisual deve fazer alerta prévio e estampar a marca d’água. Em material impresso, o aviso deve constar em cada página que contenha imagens geradas por meio de IA.


Em caso de descumprimento, qualquer propaganda pode ser tirada de circulação, seja por ordem judicial ou mesmo por iniciativa dos próprios provedores de serviços de comunicação, prevê a resolução eleitoral que trata do tema.


Além da vedação à desinformação em geral, um dos artigos dessa resolução traz a vedação explícita ao deep fake, proibindo “o uso, para prejudicar ou para favorecer candidatura, de conteúdo sintético em formato de áudio, vídeo ou combinação de ambos, que tenha sido gerado ou manipulado digitalmente, ainda que mediante autorização, para criar, substituir ou alterar imagem ou voz de pessoa viva, falecida ou fictícia”. 


Nesse caso, as consequências em caso de descumprimento são mais graves, podendo acarretar a cassação do registro de candidatura ou mesmo do eventual mandato. Há ainda a abertura de investigação por crime eleitoral. Quem divulgar fatos que saiba ser inverídicos sobre partidos ou candidatos, e que sejam capazes de exercer influência sobre o eleitorado, pode estar sujeito a pena de dois meses a um ano de detenção.


Ao se tratar de desinformação, a Justiça Eleitoral tem poder de polícia, isto é, pode determinar de ofício, sem ser provocada, a remoção de material. A ordem de remoção pode ter prazo inferior a 24 horas, se o caso for grave. 


Essas ordens podem ser direcionadas a plataformas de redes sociais, por exemplo, que são obrigadas a cumpri-las por meio de acesso identificado aos sistemas, que deve ser comunicado à Justiça Eleitoral. 


Todos os detalhes sobre a propaganda eleitoral podem ser encontrados em resolução publicada no portal do TSE. 


Regras gerais 

São aplicadas às propagandas feitas com IA as mesmas regras que valem para os demais tipos de material - tudo deve sempre vir acompanhado da legenda partidária e ser produzido em português. 


Uma regra já antiga é que nenhuma propaganda eleitoral pode “empregar meios publicitários destinados a criar, artificialmente, na opinião pública, estados mentais, emocionais ou passionais”. É vedado ainda o anonimato. 


Além de divulgar desinformação, também é proibido: veicular preconceitos de origem, etnia, raça, sexo, cor, idade, religiosidade, orientação sexual e identidade de gênero, bem como qualquer forma de discriminação; depreciar a condição de mulher ou estimular sua discriminação; veicular conteúdo ofensivo que constitua calúnia, difamação ou injúria; entre outras. 


No caso da campanha na rua, é vedado “perturbar o sossego público”, diz a norma sobre o assunto, seja  “com algazarra ou abuso de instrumentos sonoros ou sinais acústicos, inclusive aqueles provocados por fogos de artifício”. 


Assim como em pleitos anteriores, continuam proibidos os outdoors, o telemarketing e os showmícios, bem como a utilização de artefato que se assemelhe à urna eletrônica como veículo de propaganda eleitoral. 


As caminhadas, passeatas e carreatas estão liberadas, desde que ocorram entre as 8h e as 22h e até a véspera da eleição. Esses eventos podem utilizar carro de som ou minitrio elétrico, assim como em reuniões e comícios. Não há necessidade de autorização pela polícia, mas as autoridades de segurança precisam ser avisadas com, no mínimo, 24 horas de antecedência ao ato de campanha. 


As normas eleitorais detalham ainda a potência máxima que deve ter cada um desses equipamentos sonoros - 10.000W para carros de som, 20.000W para ministros e acima disso para trios elétricos, permitidos somente em comícios. Ainda assim, tais ferramentas só podem ser utilizadas no contexto de algum evento eleitoral, nunca de forma isolada. 


Outra proibição antiga é a confecção ou distribuição diretamente ao eleitor de brindes como chaveiros, bonés ou canetas. Estão liberados, contudo, os adesivos e broches. As camisetas podem ser entregues somente aos cabos eleitorais. 


Essas e outras autorizações e proibições sobre propaganda eleitoral podem ser vistas numa cartilha produzida pelo Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE).


Denúncias 

Qualquer pessoa que flagrar alguma irregularidade pode denunciá-la à Justiça Eleitoral por meio do aplicativo Pardal, disponível para celulares com sistema operacional Android ou iOS. 


O TSE disponibiliza também o Sistema de Alertas de Desinformação Eleitoral (Siade), que pode ser acionado em casos de desinformação, ameaças e incitação à violência, perturbação ou ameaça ao Estado Democrático de Direito, irregularidades no uso de IA, comportamentos ou discursos de ódio e recebimento de mensagens irregulares.


Fonte: Agência Brasil/Foto Fábio Pozzebom  /Agência Brasil